Menu fechado

É possível prevenir a osteoporose, conhecida como ‘doença silenciosa’

É possível prevenir a osteoporose, conhecida como ‘doença silenciosa’

A osteoporose é uma doença osteometabólica caracterizada pela diminuição da massa óssea e pelo aumento do risco de fraturas. Isso porque os ossos ficam mais porosos e perdem resistência. É conhecida também como a ‘doença silenciosa’, pois não provoca dor nem sintomas. Desse modo, costuma ser descoberta quando ocorre uma fratura e a doença já se encontra em estágio avançado.

A perda óssea aumenta gradativamente, por isso a osteoporose está relacionada ao envelhecimento, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em idosos. A doença pode manifestar-se em ambos os sexos, mas por conta da queda na produção do estrógeno durante a menopausa – o que acelera a perda óssea – costuma atingir mais as mulheres. Seu diagnóstico ocorre por meio de um exame de radiologia simples e indolor, chamado densitometria óssea, que vai indicar os pontos do esqueleto onde há perda de massa óssea e, consequentemente, risco de fraturas. O exame varia entre normal, osteopenia (estágio anterior à osteoporose, quando há uma descalcificação óssea inicial, mas que pode evoluir ou não para a osteoporose) e osteoporose.

Como prevenir a osteoporose

Quando se fala em prevenção da osteoporose é importante destacar o papel do cálcio, mineral essencial na formação e manutenção dos ossos. É na infância e na adolescência que 90% da massa óssea é construída. Por isso, é importante que a absorção de cálcio seja feita desde cedo para evitar problemas na fase adulta (as medidas, no entanto, também valem para quem já possui a doença).

A ingestão de alimentos ricos em cálcio, como laticínios, brócolis, espinafre e peixes é fundamental para prevenir a osteoporose. Os médicos indicam a ingestão de 1.000 miligramas de cálcio por dia, mas não é tão fácil chegar a esse número – um copo de leite, por exemplo, possui apenas 250 mg. O mercado, no entanto, tem oferecido produtos que facilitam a meta e já existem iogurtes que concentram 500 mg em uma só porção.

Fixar vitamina D no organismo é outra medida de extrema importância, pois é ela que vai possibilitar a entrada do cálcio na corrente sanguínea. A orientação é ficar exposto ao sol de 15 a 20 minutos, antes das 10h da manhã, pelo menos 3 vezes por semana. Nesse caso não se deve usar protetor solar, o que impede a absorção da substância. As pessoas que não podem tomar sol, por sua vez, podem absorver o cálcio não só por meio da alimentação, mas também pela ingestão de suplementos vitamínicos.

Saiba mais: Ácido zoledrônico Aclasta® no tratamento da osteoporose

Por fim, é imprescindível a prática de atividade física para fortalecer a musculatura, melhorar o equilíbrio e recompor a parte da massa óssea perdida em decorrência da doença.

A osteoporose ainda não tem cura. No entanto, com o diagnóstico e tratamento é possível minimizar os riscos de fraturas e ter mais qualidade de vida. Além disso, é importante minimizar também os risco de quedas no dia a dia, o que pode ser feito com algumas medidas simples, como utilizar tapetes antiderrapantes pela casa (principalmente no banheiro; evitar carregar peso e subir em escadas ou móveis; não usar sapatos escorregadios; manter em casa uma boa iluminação; utilizar corrimão em locais escorregadios como banheiros, bem como para subir rampas e escadas; ter cuidado para não tropeçar em animais domésticos e objetos que estejam no chão ou em uma altura baixa.

O tratamento pode ou não necessitar do uso de medicamentos, de acordo com o quadro de cada paciente. Consulte um médico especialista. E se precisar, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Somos uma empresa especializada na venda de medicamentos relacionados a Ortopedia.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
📞(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | 🛒 solmedicamentos.com.br

Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais!  Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751