Menu fechado

Aclasta (Ácido Zoledrônico) no tratamento da osteoporose

Aclasta (Ácido Zoledrônico) na prevenção e tratamento da osteoporose

A osteoporose ainda não possui uma cura definitiva, porém o tratamento pode impedir o agravamento, controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. O ácido zoledrônico, pertence a uma classe de medicamentos denominada bisfosfonatos, substância ativa em medicamentos como o Aclasta. Essa substância inibe a ação dos osteoclastos, as células do organismo responsáveis pela degradação do tecido ósseo. Em outras palavras, o ácido zoledrônico é um inibidor da reabsorção óssea. Pesquisar Preço Aclasta®

Aclasta é indicado para:

  • tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa para reduzir a incidência de fraturas do quadril, vertebrais e não vertebrais e para aumentar a densidade mineral óssea;
  • prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa;
  • tratamento para aumentar a densidade óssea em homens com osteoporose;
  • tratamento e prevenção de osteoporose induzida por glicocorticoides;
  • prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa;
  • tratamento da doença de Paget do osso.

Somente o médico está apto para definir qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Leia também: Ácido Hialurônico no tratamento da artrose do joelho

Como Aclasta funciona?

Para o tratamento da osteoporose, no tratamento e prevenção da osteoporose induzida por glicocorticoides e na prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa. Aclasta® age por um ano e você precisará da próxima dose após um ano. Na doença de Paget, Aclasta® pode agir por mais de um ano e seu médico lhe informará se você precisa ser tratado novamente. Para prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa, Aclasta® é administrado uma vez, como aplicação única. Após um ano, seu médico decidirá se você precisa de outra dose, com base na sua resposta ao tratamento.

CONSULTE AQUI a Bula Original de Aclasta para mais detalhes e orientações sobre quando não usar esse medicamento, o que saber antes de usar Aclasta, como armazenar, reações adversas e contraindicações.

Aclasta (Ácido Zoledrônico) na prevenção e tratamento da osteoporoseReabsorção óssea e a osteoporose

O osso é uma estrutura viva em constante renovação, e isso acontece mediante a reposição do osso velho por osso novo. O tecido ósseo velho é destruído pelas células chamadas osteoclastos e criados pelas células reconstrutoras, os osteoblastos. Esse processo de destruição das células é chamado de reabsorção óssea, que fica comprometido na osteoporose, pois o corpo passa a absorver mais osso do que produzir ou então não produzir o suficiente.

A osteoporose é uma doença em que há o enfraquecimento e o afinamento dos ossos. Ossos frágeis podem quebrar mais facilmente. Durante a vida seu organismo mantém seus ossos fortes e saudáveis pela reposição do osso velho por osso novo. Entretanto, na osteoporose, o organismo remove o osso mais rapidamente do que aquele que é formado. Isto causa perda da massa óssea e fraqueza nos ossos. Os ossos fracos são mais propensos a quebrar. A osteoporose é comum em mulheres após menopausa, e ocorre em homens e mulheres com o aumento da idade.

Pessoas que tem um risco aumentado de osteoporose:

  • de cor branca (Caucasianos) ou orientais (Asiáticos);
  • magros;
  • que possuem um membro da família com osteoporose;
  • que não ingerem cálcio ou vitamina D suficiente;
  • que não se exercitam;
  • que fumam ou bebem álcool com frequência;
  • que tomam medicamentos que causam perda óssea (glicocorticoide, como prednisona), por um longo período.

A princípio, a osteoporose normalmente não apresenta sintomas, mas pessoas com osteoporose quebram (fraturam) seus ossos mais facilmente. As fraturas mais comuns ocorrem no quadril, nas costas (coluna) ou ossos do punho. As fraturas da coluna podem não ser dolorosas, mas com o tempo elas podem torná-lo(a) mais baixo(a), ou seja, diminuir sua altura. Com o passar do tempo, as fraturas podem causar dor, incapacidade grave, ou perda de habilidade de locomoção. Aclasta® fortalece seus ossos e, portanto, é menos provável que se quebrem.

Dicas para prevenir a osteoporose

  • Dieta rica em cálcio como leite, queijos, iogurtes; o cálcio é um mineral indispensável para garantir a recomposição da estrutura óssea;
  • Suplementos de cálcio e vitamina D são recomendados para manter a massa óssea;
  • Abandonar o cigarro, hábito nocivo em qualquer situação. Fumantes podem perder cerca de 1% de massa óssea por ano;
  • Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e exercícios com pesos são fundamentais para manter o tônus muscular.

O principal exame para rastreamento e diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, um exame que avalia a densidade dos ossos e músculos do corpo. Mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos devem fazer a densitometria óssea anualmente, independente dos fatores de risco.

Como adquirir Aclasta?

Se houver prescrição médica para tratamento com ácido zoledrôncio, aqui na Farmácia Sol Medicamentos Especiais você encontra >> Aclasta® 5mg (ácido zoledrônico) Novartis.

Atendimento Grupo Sol Medicamentos
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | solmedicamentos.com.br

As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016