Menu fechado

Cosentyx no tratamento da psoríase em placas e artrite psoriásica

Cosentyx no tratamento da psoríase em placas e artrite psoriásica

A psoríase pode afetar significativamente a qualidade de vida do paciente, tanto física quanto emocionalmente. Os sintomas da psoríase, como placas vermelhas e escamosas na pele, coceira, dor e descamação, podem ser dolorosos, desconfortáveis e constrangedores. Isso pode afetar a autoestima e a autoconfiança do paciente, levando a problemas emocionais como ansiedade e depressão.

Por isso, é importante que o paciente com psoríase seja tratado de forma abrangente, com cuidados médicos e suporte emocional, para minimizar os impactos da doença em sua qualidade de vida. Cosentyx® é um dos tratamentos que tem demostrado bons resultados no controle da doença.

Cosentyx (secuquinumabe) pertence a uma classe de medicamentos chamada biológicos. Os biológicos são medicamentos feitos a partir de células vivas e são projetados para atacar proteínas específicas no sistema imunológico do corpo que estão envolvidas em causar inflamação. Cosentyx é usado para tratar várias condições inflamatórias, como psoríase, artrite psoriásica e espondilite anquilosante.

Como o medicamento funciona?

Cosentyx funciona atacando uma proteína chamada interleucina-17A (IL-17A), que está envolvida em causar inflamação. Ao bloquear a IL-17A, o medicamento ajuda a reduzir a inflamação que causa os sintomas da psoríase, artrite psoriásica e espondilite anquilosante.

>> Se houver prescrição médica, aqui na Farmácia Sol Medicamentos Especiais você encontra Cosentyx 150mg/ml.

Como aplicar Cosentyx?

O medicamento é administrado como uma injeção subcutânea. Geralmente, é aplicada pelo próprio paciente, desde que o médico oriente adequadamente e a pessoa se sinta segura para fazê-la. A frequência e a duração da dosagem dependem da condição sendo tratada e da resposta do paciente ao medicamento.\

Os locais de aplicação são a parte da frente da coxa ou inferior do abdômen (mantendo ao menos cerca de 6cm de distância do umbigo). O braço pode ser um local de aplicação, mas nesse caso deve ser feito por outra pessoa, logo que é de difícil posicionamento.

É necessário fazer rodízio, ou seja, escolher lugares diferentes a cada aplicação. Também é necessário evitar locais com hematomas, descamação ou ferimentos.

Cosentyx no tratamento da psoríaseAntes de tudo, a pele de ser limpa com algodão com álcool. O medicamento vem em uma caneta de injeção, por isso, não tem seringa ou ampola. Então, basta remover a tampinha e girá-la no sentido indicado pelas setas. Depois de aberta, a aplicação deve ocorrer em até 5 minutos e não há possibilidade de guardar ou recolocar a tampa na caneta.

A posição da caneta deve ser em um ângulo de 90 graus (ou seja, em pé), mantendo-a bem reta. Basta pressionar a caneta contra a pele para que a agulha seja inserida e a injeção inicie.

Um primeiro clique será ouvido e o indicador verde vai demonstrar o progresso da injeção. Após o segundo clique, fique de olho no indicador verde. Quando ele parar de se mover, você pode retirar a agulha.

Pequenas quantias de sangue podem vazar, mas basta limpar com um algodão. Assim como outras injeções ou perfurações, o local pode ficar roxo e sensível.

Quais são os benefícios do Cosentyx?

Cosentyx mostrou fornecer melhora significativa nos sintomas da psoríase e artrite psoriásica, incluindo lesões cutâneas e dor nas articulações, com um risco relativamente baixo de efeitos colaterais graves. Em estudos clínicos, o medicamento mostrou ser mais eficaz do que o placebo e foi comparado favoravelmente a outros medicamentos biológicos usados ​​para tratar essas condições.

Por ser injetável e bastante específico, o medicamento começa a fazer efeito rapidamente, levando poucas semanas para que a melhora dos sintomas seja notada. O medicamento foi aprovado e disponibilizado em janeiro de 2015 nos Estados Unidos, sendo aprovado no Brasil pela Anvisa em 28 de dezembro de 2015.

Quanto custa e onde comprar Cosentyx?

Cosentyx® é um medicamento sensível à ação da temperatura e deve ser armazenado e transportado sob refrigeração entre 2°C e 8°C. Por isso, é importante escolher uma farmácia especializada, que atua com transportadoras qualificadas e utiliza embalagens especiais, que asseguram a temperatura do produto durante todo o trajeto. Aqui na Farmácia SOL Medicamentos Especiais nós cuidamos de todos os detalhes para que você receba seu medicamento com agilidade e segurança.

>> Quanto custa? Cosentyx (Secuquinumabe) 150mg/ml Novartis

Cotação e Pedido | Fale conosco Telefones (11) 4133-1600 | (11) 4208-6395 ou acesse aqui nosso WhatsApp (11) 94166-5575

Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais comuns de Cosentyx incluem reações no local da injeção, como dor, vermelhidão ou inchaço. Outros efeitos colaterais comuns incluem infecções do trato respiratório superior e dores de cabeça. Menos comumente, podem ocorrer infecções graves, reações alérgicas e outros efeitos colaterais raros.

Consulte aqui a Bula para mais detalhes e orientações sobre quando não usar esse medicamento, o que saber antes de usar, como armazenar, reações adversas e contraindicações.

É importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios do medicamento e relatar quaisquer efeitos colaterais que você tenha enquanto estiver tomando o medicamento.

Sobre a psoríase em placas, artrite psoriásica e espondilite anquilosante

A psoríase em placas é uma doença autoimune crônica que afeta a pele. É caracterizada pela formação de manchas vermelhas, elevadas e escamosas na pele, que podem causar coceira e dor. Essas manchas, conhecidas como placas, podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comumente encontradas no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e região lombar. A causa exata da psoríase em placas não é conhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

A artrite psoriásica é um tipo de artrite que pode se desenvolver em pessoas com psoríase. Estima-se que até 30% das pessoas com psoríase também desenvolvam artrite psoriásica. A artrite psoriásica pode causar dor nas articulações, rigidez e inchaço, e pode levar a danos e deformidades das articulações ao longo do tempo. Como a psoríase em placas, a causa exata da artrite psoriásica não é conhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma resposta autoimune do corpo.

Tanto a psoríase em placas quanto a artrite psoriásica podem ser controladas com uma combinação de mudanças no estilo de vida, medicamentos e outros tratamentos.

Quais são os tipos de psoríase?

A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações da coluna vertebral e a região sacroilíaca (onde a coluna se conecta à pélvis). A EA é mais comum em homens do que em mulheres e geralmente se desenvolve na idade adulta precoce, entre os 20 e 30 anos de idade.

Os sintomas da EA incluem dor nas costas e rigidez que pioram com o repouso e melhoram com o movimento. A dor pode ser acompanhada de fadiga, febre baixa e perda de apetite. Conforme a doença progride, a coluna vertebral pode se tornar rígida e limitar a mobilidade do paciente. Em casos avançados, a coluna pode se fundir, causando uma condição chamada anquilose.

A EA pode ter um impacto significativo na qualidade de vida do paciente, limitando a capacidade de trabalho, atividades físicas e sociais. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a prevenir ou retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. O tratamento pode incluir medicamentos para reduzir a inflamação e a dor, fisioterapia para melhorar a mobilidade e a postura, e terapia ocupacional para ajudar o paciente a lidar com as limitações impostas pela doença.

As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016