Menu fechado

Distúrbios do Crescimento: entenda o que é, causas e tratamento

Distúrbios do Crescimento: entenda o que é, causas e tratamento

Os distúrbios do crescimento são condições caracterizadas pelo atraso no crescimento infantil, que afetam a altura.

Quais são os principais sinais de distúrbios do crescimento?

Alguns distúrbios do crescimento infantil podem ser identificados no nascimento, quando o bebê possui altura e/ou pesos anormais. Além disso, muitos desses problemas são notados ao longo da infância pelos próprios pais, quando a criança não acompanha o crescimento e desenvolvimento de outras da mesma idade.

Um ponto de atenção é o crescimento da criança após o segundo aniversário, que deve ser de, pelo menos, quatro centímetros ao ano. Apenas um médico pode fazer o diagnóstico. Porém, a atenção dos pais durante todo o crescimento é fundamental para ajudar a identificar o problema.

  • O pediatra provavelmente planeja o crescimento da criança em um gráfico de crescimento desde a infância. Crianças que estão abaixo do percentil 3 ou acima do percentil 97 na tabela de crescimento podem ter uma desordem de crescimento;
  • A criança cresce menos de 5 centímetros por ano após atingir a idade de 3 anos;
  • A criança é muito mais baixa que os colegas da mesma idade e gênero.

Quais podem ser as causas de distúrbios do crescimento?

DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS

O sistema endócrino é composto de glândulas que secretam hormônios no sistema circulatório. Se algo der errado, isso pode afetar o desenvolvimento de uma criança. Distúrbios endócrinos associados ao crescimento incluem:

Deficiência do hormônio GH – ocorre quando a hipófise não secreta GH suficiente. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura. Quando produzido em excesso, pode causar problemas como o gigantismo, condição em que o organismo cresce mais do que o normal;

Hipoparatireoidismo – é um distúrbio do cálcio relacionado à paratireoide. A paratireoide produz o hormônio paratireoide (PTH), que ajuda a equilibrar cálcio e fósforo no corpo de uma criança. O hipoparatiroidismo pode levar à osteoporose juvenil e ao crescimento tardio;

Hipotireoidismo – ocorre quando a tireoide (uma glândula localizada no pescoço) não produz quantidade suficiente de hormônios. Esta deficiência na produção também pode causar um crescimento tardio nas crianças.

DISTÚRBIOS CONGÊNITOS

São aqueles presentes no nascimento. Muitas doenças congênitas do crescimento são genéticas e incluem:

Hiperplasia adrenal congênita impede o corpo de produzir cortisol suficiente. Crianças nascidas com hiperplasia adrenal congênita podem ter desequilíbrios hormonais que afetam o crescimento;

Síndrome de Turner – é um distúrbio genético que acomete apenas o sexo feminino, com a taxa de uma para cada 2.500 mulheres nascidas. Ela é causada por monossomia do cromossomo X. A condição clínica é variável, incluindo por vezes a baixa estatura, cardiopatia e dismorfismos faciais.

Síndrome de Prader-Willidoença genética caracterizada por hipotonia severa e dificuldades de alimentação na primeira infância, seguida na infância por alimentação excessiva e desenvolvimento gradual de obesidade mórbida (a menos que haja um controle externo na alimentação) associada à baixa estatura e atraso de desenvolvimento.

Síndrome de Klinefelter – quando um menino nasce com um cromossomo Y extra (os meninos normalmente têm um cromossomo X e um Y). Os meninos com síndrome de Klinefelter podem ter pernas longas e tronco curto, juntamente com algumas disfunções sexuais.

Herança familiar – se os pais da criança são baixos, existem grandes chances de que a criança herde essa característica.

Como diagnosticar distúrbios do crescimento em crianças?

Qualquer distúrbio do crescimento só pode ser diagnosticado por um médico especialista. Este profissional pode recorrer a vários tipos de exames para identificar problemas no crescimento, tais como:

  • Exame físico – em conjunto com os pais, o médico da criança também é responsável por observar o crescimento durante os primeiros anos de vida;
  • Exames de sangue – estes exames podem apontar e confirmar causas hormonais e genéticas dos distúrbios de crescimento;
  • Raio-X de idade óssea – este exame de imagem é responsável por determinar a maturidade e o potencial de crescimento ósseo.

Quais são os tratamentos indicados?

Todos os tratamentos para crianças e jovens com distúrbios de crescimento dependem da causa dessa condição. De qualquer forma, os tratamentos que forem recomendados devem ser acompanhados por uma equipe médica especializada e podem incluir aconselhamento nutricional, terapia hormonal e suplementos vitamínicos.

A terapia com hormônio do crescimento é uma terapia de reposição hormonal feita com o hormônio biossintético, idêntico ao hormônio natural de crescimento produzido pelo corpo. Como é uma proteína, precisa ser injetado para funcionar corretamente.

A terapia é normalmente utilizada para tratar crianças que não estão crescendo devido a uma condição médica subjacente, mas também pode tratar adultos com deficiência do hormônio do crescimento (este medicamento dever ser usado apenas quando indicado por um médico).

Como adquirir Hormônio do Crescimento?

O hormônio do crescimento (somatropina) é um medicamento sensível à ação da temperatura e deve ser armazenado e transportado sob refrigeração entre 2°C e 8°C. Por isso, aqui na Farmácia Sol Medicamentos Especiais esse tipo de medicamento recebe atenção especial de controle, manuseio, embalagem e transporte. Dessa forma, garantimos que você vai receber seu medicamento com segurança e em perfeitas condições.

Se houver prescrição médica para tratamento com hormônio do crescimento, conte conosco.

Farmácia Sol Medicamentos Especiais
Telefones (11) 4133-1600 | (11) 4208-6395 ou acesse aqui nosso WhatsApp (11) 94166-5575
🛒 solmedicamentos.com.br

As informações contidas têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

 

Assuntos Relacionados:

Hormônio do Crescimento (GH) no tratamento da Baixa Estatura Idiopática

A Síndrome de Prader-Willi e o Hormônio do Crescimento

O que é Síndrome de Turner? Sinais, diagnóstico e tratamento