Menu fechado

Filgrastim: como funciona e para que serve esse medicamento?

Filgrastim: como funciona e para que serve esse medicamento?

Filgrastim é um medicamento que pertence à classe dos fatores de crescimento hematopoiético. Ele é uma forma sintética de uma proteína chamada fator estimulante de colônias de granulócitos (G-CSF), que é produzida naturalmente no corpo humano. O G-CSF é responsável por estimular a produção de glóbulos brancos, particularmente os neutrófilos, nas células-tronco da medula óssea.

O Filgrastim funciona imitando o G-CSF natural. Quando administrado, ele se liga a receptores nas células-tronco da medula óssea, sinalizando-as para aumentar a produção de neutrófilos. Isso resulta em um aumento da contagem de glóbulos brancos no sangue periférico, fortalecendo o sistema imunológico do paciente. Quanto custa esse medicamento?

Para que serve o Filgrastim?

O Filgrastim é principalmente utilizado para estimular a produção de glóbulos brancos no organismo. Isso é particularmente importante em situações em que a contagem de glóbulos brancos diminui devido a tratamentos médicos, como quimioterapia, radioterapia ou em casos de doenças graves, como a neutropenia. A neutropenia é uma condição em que o corpo não produz glóbulos brancos em quantidade suficiente, tornando o paciente suscetível a infecções graves e hospitalização.

Além disso, o Filgrastim é frequentemente usado para facilitar a coleta de células-tronco hematopoiéticas antes de um transplante de medula óssea.

Benefícios do Filgrastim:

  • Prevenção de infecções: O Filgrastim ajuda a elevar a contagem de glóbulos brancos, reduzindo o risco de infecções em pacientes que passaram por tratamentos que reduzem a contagem de glóbulos brancos, como a quimioterapia.
  • Apoio ao transplante de medula óssea: Facilita a coleta de células-tronco hematopoiéticas para uso em transplantes de medula óssea, um procedimento vital para o tratamento de doenças hematológicas.
  • Melhoria da qualidade de vida: Ao ajudar a manter os níveis de glóbulos brancos adequados, o Filgrastim pode melhorar a qualidade de vida de pacientes que passam por tratamentos agressivos.

Como esse medicamento é administrado?

O Filgrastim é geralmente administrado por injeção sob a pele ou na corrente sanguínea. A dosagem e a duração do tratamento dependem da condição médica do paciente e das instruções do médico. Os principais nomes comerciais são: Filgrastim, Filgrastine, Fiprima, Zarzio e Granulokine.

Lembramos que o uso do Filgrastim deve ser feito estritamente sob a orientação e supervisão de um profissional de saúde. Sempre consulte seu médico para obter informações detalhadas sobre seu caso específico e para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a este medicamento.

Consulte aqui a Bula para mais detalhes e orientações sobre quando não usar esse medicamento, o que saber antes de usar, como armazenar, reações adversas e contraindicações.

Onde adquirir o medicamento Filgrastim?

Na Farmácia SOL Medicamentos Especiais, nós compreendemos a importância e a delicadeza da jornada do tratamento oncológico, por isso nossa equipe está pronta para oferecer um serviço de excelência, desde o primeiro contato até a entrega dos medicamentos diretamente na sua casa. Se você possui prescrição médica para tratamento com Filgrastim, conte conosco. Estamos prontos para fornecer o medicamento que você precisa, com todo o cuidado e atenção necessária.

>> VER PREÇO Filgrastim na Farmácia Sol Medicamentos Especiais.

Caso precise solicitar cotações ou realizar pedidos, nossa Central de Atendimento está à disposição no WhatsApp (11) 94166-5575.

Conheça também nossa Farmácia Online de Medicamentos Oncológicos.

>> Assista Aqui! Dr. Douglas Gomes, Mastologista, explica sobre o uso do Filgrastim no tratamento oncológico.

Mastologista explica sobre o uso do Filgrastim

 

As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

 

Assuntos relacionados:

ASCO: Boas notícias para pacientes com câncer de mama

Anastrozol: Hormonioterapia no tratamento do câncer de mama

Akynzeo no controle dos efeitos colaterais da quimioterapia

Hormonioterapia no tratamento do câncer de mama