Conheça as diferenças e como funciona o DIU
A princípio, existem dois tipos: o DIU de cobre, sem nenhum tipo de hormônio, e o DIU hormonal, conhecido pelo nome comercial Mirena.
O Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, é um método anticoncepcional considerado bastante seguro e eficaz para evitar uma gravidez. Trata-se de um dispositivo pequeno e flexível, em formato de T ou Y, que é inserido dentro do útero. Dessa forma, o dispositivo libera substâncias que tornam o útero um local hostil para o espermatozoide, impedindo a fecundação do óvulo.
DIU DE COBRE
O dispositivo revestido de cobre não envolve o uso de hormônios e pode permanecer no útero por até 10 anos. Por meio de ação iônica, o cobre cria um ambiente hostil para o espermatozoide, impedindo que ele se encontre com o óvulo.
Prós
Uma vez que o DIU de Cobre não envolve o uso de hormônios, geralmente tem menos efeitos colaterais. Como por exemplo, alterações de humor, peso ou diminuição da libido, e ainda pode ser utilizado em qualquer idade e não interfere na amamentação. Quanto custa o DIU de Cobre?
Você sabia que existem diferentes formatos de DIU de Cobre? Sugerimos a leitura de um outro conteúdo aqui no Blog sobre os tipos e diferenças de cada um.
Contras
A desvantagem é que o DIU de cobre pode provocar ciclos menstruais mais longos e intensos e, por consequência, as cólicas.
DIU HORMONAL
O SIU (Sistema Intrauterino), também conhecido como DIU Mirena, trata-se de um dispositivo que libera um hormônio, o levonorgestrel (progesterona). Este hormônio previne a gravidez por dois mecanismos: impede a liberação do óvulo e espessa o muco cervical, não permitindo a subida do espermatozoide.
O DIU hormonal age da mesma forma que o de cobre: a ovulação ocorre normalmente, mas ele impede que o espermatozoide suba até o óvulo devido à liberação de progesterona no útero.
Prós
Ao contrário do dispositivo com cobre, o DIU hormonal tende a reduzir a intensidade do fluxo menstrual. O DIU Mirena também ajuda a controlar as cólicas menstruais, principalmente naquelas mulheres com dismenorreia moderada a grave.
Saiba mais! Conheça o DIU Kyleena® uma nova opção de contracepção hormonal
Contras
Apesar da absorção da progesterona ser baixa, pode haver dores nas mamas, agravamento da acne e leve aumento de peso. É provável que a ausência de menstruação e sangramentos de escape no meio do ciclo, ocorram com o uso DIU hormonal. Outro ponto é o prazo de validade menor, porque o DIU Mirena precisa ser trocado com 5 anos.
Como o DIU é colocado no útero?
O procedimento é feito em consultório pelo ginecologista. É comum colocar durante o período de menstruação, porque o colo do útero fica um pouco mais dilatado, facilitando assim a inserção.
Algumas mulheres relatam um pequeno desconforto, como uma cólica menstrual no momento que o DIU passa pelo canal do colo. Porém, o procedimento completo é rápido e pode durar cerca de meia hora. Posteriormente, após um mês, a mulher precisa fazer uma ultrassonografia para saber se o DIU está devidamente no lugar.
Converse com seu ginecologista sobre o DIU
Primeiramente, consulte seu ginecologista para entender qual método contraceptivo se adequa melhor ao seu organismo e, se precisar, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Aqui você encontra contraceptivos intrauterinos.
Farmácia Sol Medicamentos Especiais
Telefones (11) 4133-1600 | (11) 4208-6395 ou acesse aqui nosso WhatsApp (11) 94166-5575
solmedicamentos.com.br
Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais! Facebook | Instagram | LinkedIn