Menu fechado

Hormonioterapia no tratamento do câncer de próstata

Hormonioterapia no tratamento do câncer de próstata

Quais são os hormônios sexuais masculinos?

Andrógenos são hormônios sexuais masculinos que controlam o desenvolvimento e a manutenção das características masculinas. Testosterona e diidrotestosterona (DHT) são os andrógenos mais abundantes nos homens. Quase toda a testosterona é produzida nos testículos, estimado em 95%, e o restante é produzida pelas glândulas suprarrenais. Além disso, algumas células de câncer de próstata adquirem a capacidade de produzir testosterona a partir do colesterol.

Hormonoterapia para Tratamento do Câncer de PróstataComo os hormônios estimulam o crescimento do câncer de próstata?

Os andrógenos são necessários para o crescimento normal e para o funcionamento adequado da próstata. Ela é uma glândula do sistema reprodutor masculino que ajuda a produzir o sêmen.

Os andrógenos promovem o crescimento de células normais e cancerosas da próstata. Portanto, a testosterona se liga ao receptor de androgênio, uma proteína que é expressa nas células da próstata. Uma vez ativado, o receptor de androgênio estimula a expressão de genes específicos que causam o crescimento das células da próstata.

No início de seu desenvolvimento, os cânceres de próstata precisam de níveis relativamente altos de andrógenos para crescer. Tais cânceres de próstata são chamados de sensíveis à castração, dependentes de andrógenos ou sensíveis a andrógenos. São assim chamados porque os tratamentos que diminuem os níveis de andrógenos ou bloqueiam a atividade androgênica podem inibir seu crescimento.

Hormonoterapia para Tratamento do Câncer de Próstata

A hormonioterapia ou bloqueio hormonal consiste na privação de andrógenos com o objetivo de reduzir o nível dos hormônios masculinos no corpo. Como os andrógenos estimulam as células do câncer de próstata a crescerem, no tratamento do câncer de próstata avançado sua supressão é importante. Assim, é o primeiro tipo de terapia hormonal que a maioria dos homens recebem.

A terapia hormonal pode ser utilizada em várias situações:

  • Se o paciente não pode realizar cirurgia ou radioterapia, ou se a doença não pode ser curada por estes procedimentos, pois o câncer já se disseminou além da próstata;
  • Se o câncer não foi totalmente retirado ou recidivou após a cirurgia ou radioterapia;
  • Junto com a radioterapia como tratamento inicial, se o paciente tem um alto risco de recidiva após o tratamento, com base na pontuação de Gleason, nível do PSA e/ou desenvolvimento do tumor fora da próstata;
  • Antes da radioterapia para tentar reduzir o tamanho do tumor e tornar o tratamento mais eficaz.

Orquiectomia (Castração Cirúrgica)

Consiste na remoção cirúrgica de ambos os testículos. Embora seja um procedimento cirúrgico, seu principal efeito é hormonal. Nesse procedimento são retirados os testículos, onde são produzidos a maioria dos andrógenos (testosterona e DHT). Isso faz com que a maioria dos cânceres de próstata pare de crescer ou encolher por um tempo. Isso é feito como um procedimento ambulatorial.

É provavelmente a forma mais barata e simples de hormonioterapia. Mas, diferentemente de outros tratamentos, ela é permanente e muitos homens têm dificuldade em aceitar a remoção de seus testículos. Alguns homens submetidos a essa cirurgia se preocupam com a aparência após o procedimento. Se desejado, testículos artificiais que se parecem muito com os normais podem ser inseridos no escroto.

Antagonistas e Antagonistas de LHRHAgonistas de LHRH

Medicamentos chamados agonistas do hormônio liberador de hormônio luteinizante (LHRH) impedem a secreção do hormônio luteinizante. O LHRH também é conhecido como hormônio liberador de gonadotropina ou GnRH, portanto, os agonistas de LHRH também são chamados de agonistas de GnRH ou análogos do LHRH.

O tratamento com um agonista de LHRH é chamado de castração química porque usa drogas para realizar a mesma coisa que a castração cirúrgica, a orquiectomia. Mas, ao contrário da orquiectomia, os efeitos dessas drogas na produção de andrógenos são reversíveis. Uma vez interrompido o tratamento, a produção de andrógenos geralmente é retomada.

Os agonistas de LHRH são administrados por injeção ou são implantados sob a pele. Os principais agonistas de LHRH para tratar o câncer de próstata são leuprorrelina, gosserrelina e triptorrelina.

Antagonistas de LHRH

Drogas chamadas antagonistas de LHRH são outra forma de castração médica. Os antagonistas de LHRH, chamados antagonistas de GnRH impedem que o LHRH se ligue aos seus receptores na glândula pituitária. Isso evita a secreção do hormônio luteinizante, o que impede que os testículos produzam andrógenos.

Degarelix é um antagonista da LHRH, que age como os agonistas da LHRH, reduzindo os níveis de testosterona mais rapidamente e não causa a exacerbação do tumor como os agonistas da LHRH. Degarelix é administrado como uma injeção sob a pele mensalmente.

Terapia Antiandrogênica

A terapia antiandrogênica bloqueia a ação dos andrógenos no corpo. Assim, são normalmente usados ​​no início do bloqueio do LHRH ou quando a terapia antiandrogênica não mais funcionar. Eles bloqueiam os receptores de testosterona nas células alvos, em órgãos específicos, sensíveis a testosterona.

Os bloqueadores dos receptores androgênicos são drogas que competem com os andrógenos pela ligação ao receptor androgênico. Assim, esses tratamentos reduzem a capacidade dos andrógenos em promover o crescimento das células do câncer de próstata.

Os bloqueadores dos receptores de andrógenos não bloqueiam a produção de andrógenos. Portanto, raramente são usados ​​sozinhos para tratar o câncer de próstata. Em vez disso, eles são usados ​​em combinação da orquiectomia ou do agonista de LHR. O uso do bloqueador de receptor de andrógeno com orquiectomia ou um agonista de LHRH é o bloqueio androgênico combinado.

Os bloqueadores dos receptores androgênicos para o tratamento do câncer de próstata incluem flutamida, enzalutamida, apalutamida, bicalutamida e nilutamida. Eles são dados em comprimidos.

Tratamentos para diminuir o nível dos andrógenos das glândulas suprarrenaisTratamentos para diminuir o nível dos andrógenos das glândulas suprarrenais

Os inibidores da síntese androgênica impedem a produção de androgênios pelas glândulas supra-renais pelas células do câncer de próstata e dos testículos. A castração médica ou cirúrgica impede que as glândulas supra-renais e as células do câncer de próstata produzam andrógenos. Embora as quantidades de andrógenos produzidas pelas células sejam pequenas, elas podem ser suficientes para sustentar o crescimento de alguns tipos de câncer de próstata avançado.

O medicamento abiraterona bloqueia uma enzima denominada CYP17, que impede que essas células produzam andrógenos. É utilizado em homens com câncer de próstata avançado de alto risco e resistente a castração. É administrado por via oral, diariamente.

Isso não impede que os testículos produzam testosterona. Portanto, homens que não fizeram orquiectomia precisam continuar o tratamento com um agonista ou antagonista da LHRH. Como a abiraterona também reduz o nível de outros hormônios, um corticosteroide precisa ser administrado durante o tratamento, para evitar determinados efeitos colaterais.

Enzalutamida, Apalutamida e Darolutamida são novos tipos de medicamentos antiandrógenos. Eles são administrados por via oral diariamente e são aprovados nos casos que o tumor não se disseminou, mas não está mais respondendo a outras formas de terapia hormonal, ou seja, câncer de próstata não metastático resistente à castração. Além disso, a enzalutamida também pode ser usada no câncer de próstata metastático, sensível ou resistente à castração; enquanto a apalutamida é aprovada também em pacientes com câncer de próstata metastático sensível à castração.

Leia mais: Nubeqa® (darolutamida) novo medicamento para tratamento do câncer

Fontes: Oncoguia e Dr. Francisco Fonseca, Uro-Oncologista

Como adquirir medicamentos para tratamento do câncer de próstata?

Se houver prescrição médica para tratamento do câncer de próstata conte com a Sol Medicamentos Especiais. Somos uma Farmácia Especializada na venda e distribuição de Medicamentos para tratamentos de alta complexidade. Pesquisar Preço Medicamentos Oncológicos

Cuide-se, foque no seu tratamento e deixe que nós cuidamos de todos os detalhes para que você receba seu medicamento em casa com agilidade e segurança. Aqui você encontra todos os medicamentos usados na terapia hormonal contra o câncer de próstata.

Entre em contato com o Atendimento Sol Medicamentos Especiais (11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | solmedicamentos.com.br

As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016