Menu fechado

Tratamentos para engravidar após os 40 anos

Tratamentos para engravidar após os 40 anos

Conheça os 5 principais tratamentos de reprodução assistida

A chegada do primeiro filho aos 40 anos tem se tornado cada vez mais comum na vida de muitos casais. Entretanto, com o avanço da idade, a quantidade de óvulos produzidos pela mulher diminui, logo é natural que seja mais difícil para ela engravidar. Por outro lado, com o avanço da medicina, diferentes tratamentos podem ajudar casais a realizar o sonho de ter filhos. Conheça um pouco mais sobre os principais tratamentos para engravidar e como cada um deles funciona.

O que é Reprodução Assistida?

É o uso de diferentes técnicas que preparam condições ideais no processo de fecundação e concepção para gerar um feto. Em outras palavras, é a tentativa de viabilizar, através da medicina, a gestação para casais com dificuldades de ter filhos.

Coito Programado

É um método de fertilização em que a mulher recebe um tratamento hormonal para estimular o desenvolvimento dos folículos. Uma vez que o folículo atinge o tamanho ideal, é hora de induzir e programar a ovulação. Assim sendo, a relação sexual deve ocorrer até 36 horas após a injeção de HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), o hormônio que promove a liberação do óvulo.

Inseminação Artificial Intrauterina (IIU)

O tratamento consiste em escolher os espermatozoides mais ativos e colocá-los na cavidade uterina no período de ovulação. Inicialmente, a mulher recebe a estimulação ovariana através do hormônio FSH (Hormônio Folículo Estimulante), que estimula o crescimento dos folículos. Posteriormente, quando os folículos estão prontos, a injeção do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) vai promover o amadurecimento e rompimento dos folículos.

Por fim, após a coleta do sêmen, os espermatozoides aptos são depositados no interior do útero no momento da ovulação. Essa técnica é recomendada quando há problemas de fertilidade mais leves e não há comprometimento das estruturas das trompas.

Fertilização In Vitro (FIV)

Nessa técnica a fecundação do óvulo pelo espermatozoide acontece no laboratório após o recolhimento dos óvulos e sêmen do casal. Primeiramente, a mulher recebe medicamentos (hormônios) para estimulação ovariana. Então, os gametas femininos e masculinos são colhidos, avaliados e selecionados para a fecundação, que ocorre em laboratório.

Logo após a fecundação, os embriões se desenvolvem até que estejam prontos para serem transferidos ao útero da mulher. A FIV é indicada para vários casos de infertilidade masculina e feminina, ou quando outros tratamentos já foram realizados sem sucesso.

LEIA MAIS: Indução de ovulação e as Gonadotrofinas

ICSI

A ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides) é a técnica em que um único e apto espermatozoide é selecionado e injetado no óvulo por meio de uma agulha de alta precisão. Esta técnica é especialmente indicada em casos de infertilidade masculinagrave ou quando há uma amostra limitada de espermatozoides.

Mini FIV – Mínima Estimulação Ovariana (MEO)

É uma alternativa entre os tratamentos de fertilização in vitro que pode trazer benefícios para mulheres com mais de 40 anos. Nesse caso, a prioridade é a qualidade do óvulo e não a sua quantidade. O objetivo é recrutar um ou dois óvulos de melhor qualidade e diminuir as chances de fertilizar óvulos com alterações cromossômicas. Além disso, a estimulação ovariana é mínima, sendo administrada com hormônios de baixa dosagem e com efeitos colaterais reduzidos.

>> Conheça os Principais Medicamentos usados nos tratamentos de Reprodução Assistida

Consulte um médico especialista em Reprodução Humana

Por fim, se o casal está tentando engravidar a mais de seis meses sem sucesso, o ideal é consultar um especialista. Após uma investigação, o médico vai determinar as causas da infertilidade e indicar o tratamento mais adequado ao casal.

Consulte um médico especialista na área de reprodução humana. Caso ele prescreva algum tratamento para infertilidade, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Somos uma empresa especializada na venda de Medicamentos para Reprodução Assistida.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
📞(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
🛒 solmedicamentos.com.br

Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais!  Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751