Menu fechado

Medicamentos usados nos tratamentos de Reprodução Assistida

Medicamentos Especiais para Reprodução Assistida

Nos tratamentos de Reprodução Assistida é bastante comum a prescrição de medicamentos para estímulo ovariano, que visam obter mais óvulos e com mais qualidade durante um determinado período, aumentando a capacidade fértil da mulher. Pesquisar Preços Medicamentos Reprodução Assistida.

Medicamentos para estimular o crescimento dos folículos

As medicações injetáveis, chamadas de gonadotropinas ou gonadotrofinas, são as mais importantes utilizadas nos tratamentos de reprodução assistida, pois são as que levam aos melhores resultados.

Esses hormônios podem ser obtidos através de duas fontes: da purificação dos hormônios naturais de mulheres menopausadas (gonadotrofinas purificadas), como o Menopur e Merional; ou, os produzidos em laboratório (gonadotrofinas recombinantes), como o Gonal e Puregon.

As doses produzidas são variáveis de acordo com cada laboratório e existem medicações só com FSH, só com LH, ou a combinação destes dois hormônios em proporções específicas.

Medicamentos para controlar a ovulação

Os medicamentos bloqueadores da ovulação são utilizados principalmente nos tratamentos de maior complexidade. Eles impedem que a ovulação ocorra antecipadamente e que os óvulos não sejam perdidos antes da coleta para os procedimentos. Existem duas categorias: os GnRH agonistas (Gonapeptyl) e os GnRH antagonistas (Cetrotide e Orgalutran).

A escolha de um ou outro é indiferente e vai depender de cada caso e do profissional que trata da paciente. Os agonistas são administrados antes do início da estimulação ovariana. Enquanto, os antagonistas são aplicados de cinco a seis dias após o início da indução da ovulação.

Medicamentos para maturação dos óvulos

Entre outros medicamentos importantes está a gonadotrofina coriônica humana (hCG), que imita a ação do LH produzido pelo organismo e finaliza a maturação ovular, como Choriomon e Ovidrel. Deve ser utilizada em todos os tratamentos de fertilização assistida, desde o coito programado até a fertilização in vitro. Na primeira hipótese, definem o melhor momento para o ato sexual ou inseminação artificial; na segunda, os óvulos são coletados 35 horas após a medicação ser injetada na paciente.

Medicamentos para suporte hormonal

Após a fertilização ser concluída, alguns tratamentos ainda necessitam de suporte hormonal, mas isso será decidido pelo médico, que indicará a melhor forma de administrar a progesterona.

Para o preparo do endométrio para receber a gestação, são utilizadas medicações que mimetizam a função do estrogênio (engrossar o endométrio – camada interna do útero) e/ou da progesterona (aumentar a produção de secreção das glândulas como fonte de energia para o futuro embrião) no ciclo menstrual.

Medicamentos utilizados nos tratamentos de fertilidade

NOME COMERCIALPRINCÍPIO ATIVODOSAGEMLABORATÓRIO
CetrotideAcetato de Cetrorrelix0,25mgMerck
Choriomon-MGonadotropina Coriônica5000UIUCB Biopharma
CrinoneProgesterona90mgMerck
ElonvaAlfacorifolitropina100 e 150mcgSchering-Plough
FemaraLetrozol2,5mgNovartis
Fostimon-MUrofolitropina75UI e 150UIUCB Biopharma
Gonal-FAlfafolitropina75UI a 900UIMerck
Gonapeptyl DailyAcetato de Triptorrelina0,1mg/mlFerring
LuverisAlfalutropina75UIMerck
MenopurMenotropina75UI a 1200UIFerring
Merional HGMenotropina75UIUCB Biopharma
OrgalutranAcetato de Ganirrelix0,25mgSchering-Plough
OvidrelAlfacoriogonadotropina250mcgMerck
PergoverisAlfafolitropina + Alfalutropina150UI a 900UIMerck
Puregon PenBetafolitropina300UI e 600UISchering-Plough
RekovelleDeltafolitropina12, 36 e 72mcgFerring

Consulte um especialista em Reprodução Assistida

Os medicamentos para estímulo ovariano devem ser aplicados seguindo todas as indicações médicas e apenas no período indicado evitando, entre outros efeitos, a síndrome da hiperestimulação ovariana.

O tipo de medicação e a dosagem varia de acordo com as características e condições da mulher, como idade, níveis hormonais e reserva ovariana, por isso o tratamento exige um acompanhamento médico. Somente o especialista em reprodução humana é capaz de analisar e conduzir essa importante etapa no tratamento da reprodução assistida.

Fontes: Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto, IPGO Medicina de Reprodução, Mater Prime Clínica de Reprodução Humana

Adquirir Medicamentos Especiais para Reprodução Assistida

Como adquirir Medicamentos para Reprodução Assistida?

Por se tratar de medicamentos de alta complexidade, que exigem um tipo diferenciado de armazenamento, os medicamentos para reprodução assistida não são encontrados facilmente em farmácias comuns. É preciso que o estabelecimento tenha uma infraestrutura preparada para armazenar e manter intactas as propriedades desse tipo de medicamento.

Por isso, aqui na Farmácia Sol Medicamentos Especiais nós contamos com uma infraestrutura de alto padrão para monitorar todo o processo, desde a aquisição dos medicamentos junto aos laboratórios até a entrega final ao consumidor. Consultar preços de Medicamentos para Reprodução Humana.

Conte com a Farmácia Sol Medicamentos Especiais nessa importante etapa do seu sonho!

Farmácia Sol Medicamentos Especiais
Telefones (11) 4133-1600 | (11) 4208-6395 ou acesse aqui nosso WhatsApp (11) 94166-5575
Farmácia Online solmedicamentos.com.br

 

ASSUNTOS RELACIONADOS:

>> Fertilização in vitro: Gonal-f na etapa de estimulação ovariana

>> Orgalutran e Cetrotide: os antagonistas na estimulação ovariana

>> Rekovelle: saiba mais sobre esse medicamento para fertilidade

>> Pergoveris: Bula, aplicação e indicação

>> Menopur (Menotropina) no tratamento da infertilidade

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016