Menu fechado

Fostimon Urofolitropina (FSH) no tratamento da infertilidade

Fostimon Urofolitropina (FSH) no tratamento da infertilidade

Fostimon é indicado para o tratamento de mulheres que apresentam maturação folicular insuficiente e não apresentam ovulação espontânea e onde se deseja alcançar a maturação de um folículo no ovário para uma fecundação natural. Fostimon®-M também é indicado para o desenvolvimento de vários folículos em mulheres que participam de programa médico de reprodução assistida. Pesquisar Preço Fostimon®-M

Como Fostimon funciona?

Fostimon-M é um hormônio natural utilizado para compensar a falha hormonal em mulheres inférteis, e para estimular o crescimento folicular e ovulação. Fostimon®-M estimula a manutenção e funcionamento das células associadas ao desenvolvimento das células reprodutivas. Desse modo, a proliferação do tecido do útero é induzida, permitindo a implantação e nidação de um óvulo fertilizado.

>> Conheça os Principais Medicamentos usados nos tratamentos de Reprodução Assistida

ADMINISTRAÇÃO POR VIA SUBCUTÂNEA | USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:
Pó liófilo injetável de 75 UI
Cada frasco-ampola contém: urofolitropina (FSH) ……………………………… 75 UI
Excipiente: lactose monoidratada ……………………………………………………….. 10 mg

Pó liófilo injetável de 150 UI
Cada frasco-ampola contém:
urofolitropina (FSH) ……………………………………………………………………………….. 150 UI
Excipiente: lactose monoidratada ………………………………………………………….. 10 mg

O diluente é constituído por 1 mL de solução fisiológica (solução de cloreto de sódio 0,9%).

Quando não devo usar Fostimon?

Em mulheres: Fostimon®-M não pode ser utilizado em caso de hipersensibilidade a qualquer dos componentes; em caso de suspeita ou gravidez confirmada; durante a lactação e em caso de menopausa precoce. Além disto, Fostimon não deve ser utilizado em casos que o paciente sofra de alguma das doenças descritas:

  •  esterilidade não relacionada a fatores hormonais (exceto quando em caso de programas de reprodução assistida);
  •  presença de cistos ovarianos;
  •  sangramento ginecológico de origem não determinada;
  •  tumor nos ovários, útero ou mamas;
  •  tumor no cérebro;
  •  disfunção da tireoide ou adrenal;
  •  todas as condições que impedem a gravidez: fibroma de útero ou anomalia ovariana congênita ou malformação dos órgãos sexuais.

Este medicamento é contraindicado para uso por homens. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que devo saber antes de usar Fostimon?

As injeções aplicadas pela própria paciente devem ser realizadas apenas por pacientes motivadas, treinadas e bem-informadas. Antes da autoadministração, é necessário ensinar a paciente como se realiza a injeção subcutânea, mostrando o local de aplicação e como preparar a solução a ser injetada. A primeira injeção de Fostimon®-M deve ser realizada mediante supervisão médica.

Particularmente, em pacientes com hipersensibilidade conhecida a gonadotropinas, reações anafiláticas podem ocorrer. Nestas pacientes, a primeira injeção de Fostimon® deve ser realizada por um médico em instalações propriamente equipadas para a realização de ressuscitação cardiopulmonar.

Antes de iniciar o tratamento, a infertilidade do casal e supostas contraindicações para gravidez devem ser avaliadas. Em particular, as pacientes devem ser avaliadas para hipotireoidismo, deficiência adrenocortical, hiperprolactinemia e tumores pituitários ou hipotalâmicos, para os quais tratamentos específicos apropriados são fornecidos. Onde adquirir Fostimon®-M?

Este medicamento contém LACTOSE.

CONSULTE AQUI a Bula de Fostimon-M para mais detalhes sobre Gravidez múltipla, Hiperestimulação ovariana não desejada, Gravidez interrompida, Gravidez ectópica, Neoplasmas no sistema reprodutivo, Má formação congênita, Eventos tromboembólicos, Doenças infecciosas, Uso na gravidez e lactação (amamentação), Efeito na capacidade de dirigir e operar máquinas e Interações com outros medicamentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

>> Ver Farmácia Especializada em Medicamentos para Reprodução Assistida.

Como usar o medicamento Fostimon?

O tratamento com Fostimon®-M deve ser iniciado sob a supervisão de um médico com experiência no tratamento de problemas de infertilidade.

Em mulheres: Há uma grande variação intra e interindividual na resposta dos ovários a gonadotropinas exógenas. Isto torna impossível o ajuste de um esquema de dosagem uniforme. A dosagem deve, portanto, ser ajustada individualmente dependendo da resposta ovariana. Este ajuste requer ultrassonografia e monitoramento do nível de estradiol.

Cuidados na Administração:

  • Deve-se levar em consideração as seguintes informações para o uso e manipulação do Fostimon-M.
  • Este produto deve ser administrado por via subcutânea.
  • Este produto deve ser reconstituído com diluente apropriado (solução fisiológica) imediatamente antes de ser usado, com o propósito de evitar o risco de perda de produto devido à adsorção.
  • Para prevenir injeções doloridas e minimizar vazamento na área da injeção, Fostimon®-M deve ser administrado lentamente por via subcutânea. A injeção subcutânea deve ser alternada para prevenir lipoatrofia.
  • Cada frasco-ampola é para uso único. Qualquer porção não usada deve ser descartada. As injeções subcutâneas podem ser administradas pela própria paciente. As instruções e recomendações do médico devem ser estritamente seguidas.

O produto deve ser reconstituído em condições assépticas:

  • Limpar previamente a área de preparação do produto e lavar as mãos antes da solução ser reconstituída.
  • Cuidadosamente abrir a ampola de diluente na área de preparação. Para retirar o diluente da ampola, encaixar a agulha na seringa para reconstituição.
  • Com a seringa em uma mão, segurar a ampola de diluente previamente aberta, inserir a agulha na ampola de diluente e retirar a quantidade desejada.
  • Colocar a seringa muito cuidadosamente na área de preparação e evitar tocar na agulha.

Preparar a solução para injeção:

  1. Remover o lacre de alumínio do frasco-ampola contendo Fostimon®-M e desinfetar a área da tampa de borracha com algodão umedecido em álcool;
  2. Pegar a seringa e lentamente injetar o diluente no frasco-ampola através da tampa de borracha;
  3. Cuidadosamente rolar o frasco-ampola entre as mãos até que o pó esteja completamente dissolvido, tomando cuidado para evitar a formação de espuma;
  4. Assim que o pó estiver dissolvido (geralmente acontece imediatamente), lentamente retirar a solução com a seringa.

Aplicação subcutânea da solução:

1) Dispensar a agulha utilizada para reconstituição da solução, substituindo-a por uma agulha própria para injeção subcutânea. Verificar se há bolhas de ar. Caso haja, deve-se bater levemente na seringa com a agulha virada para cima e, com muito cuidado, empurrar o êmbolo até que uma pequena gota apareça na ponta da agulha.

2) Limpar uma área de aproximadamente 4-5cm ao redor do sítio de injeção com um algodão embebido em desinfetante.

3) Apertar a pele e inserir a agulha em um ângulo de 45°.

4) Para assegurar que a agulha esteja corretamente posicionada, tentar puxar o êmbolo da seringa com cuidado. Caso a agulha esteja na posição correta, o êmbolo irá se mover com dificuldades. A entrada de sangue na seringa indica que a agulha perfurou um vaso sanguíneo. Neste caso, deve-se descartar a seringa e iniciar a operação novamente com um novo frasco do produto e uma nova seringa estéril.

5) Caso a seringa tenha sido posicionada corretamente, injetar o conteúdo da seringa empurrando o êmbolo calmamente e de modo contínuo.

6) Retirar a agulha e pressionar um algodão no sítio de injeção. Esfregar cuidadosamente a área de injeção para facilitar a difusão do produto no tecido.

7) Qualquer solução restante deve ser dispensada, não devendo ser reutilizada. É recomendado não se trocar a área de injeção. Entretanto, não se deve realizar uma aplicação em um mesmo local mais do que uma vez por mês. A solução deve ser límpida e incolor.

Não misturar Fostimon-M com outros medicamentos em uma mesma seringa. Assim que a injeção tenha sido finalizada, todas as agulhas e ampolas vazias devem ser descartadas em um recipiente apropriado.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Caso esteja confiante em administrar Fostimon em segurança, você mesma poderá preparar e administrar o medicamento em sua casa. Assista o vídeo abaixo produzido pela Semear Fertilidade com orientações para o preparo e aplicação.

CONSULTE AQUI a Bula de Fostimon-M para saber mais sobre como armazenar, reações adversas, males, superdosagem e contraindicações.

Como adquirir Fostimon?

Se houver prescrição médica para tratamento com urofolitropina, aqui na Farmácia Sol Medicamentos Especiais você encontra Fostimon-M nas seguintes apresentações:

>> Fostimon®-M 75UI

>> Fostimon®-M 150UI

Atendimento Farmácia Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | solmedicamentos.com.br

As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

 

Assuntos Relacionados

>> Orgalutran e Cetrotide: os antagonistas na estimulação ovariana

>> Medicamentos usados nos tratamentos de Reprodução Assistida

>> Fertilização in vitro: Gonal-f na etapa de estimulação ovariana

>> Pergoveris: Bula, aplicação e indicação

>> Choriomon HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana): para que serve?

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751