Menu fechado

Estimulação ovariana nos tratamentos de reprodução assistida

Estimulação ovariana nos tratamentos de reprodução assistida

A estimulação ovariana é uma etapa fundamental nos tratamentos de reprodução assistida de baixa e alta complexidade. Esse procedimento é utilizado nas técnicas de inseminação intrauterina (IIU), relação sexual programada (RSP) e fertilização in vitro (FIV).

Primeiramente, vamos entender sobre o processo natural de ovulação

Durante cada ciclo menstrual, diversos folículos ovarianos são produzidos, entretanto apenas um deles se desenvolve e amadurece completamente. Sendo assim, um único folículo consegue liberar um óvulo para que aconteça a fecundação. Os demais folículos serão perdidos, por isso a mulher tem apenas uma chance única de engravidar a cada ciclo.

Em mulheres com disfunção da ovulação, os folículos não ovulam ou não se desenvolvem e amadurecem o suficiente para ovular. Problemas relacionados a disfunção da ovulação são responsáveis por um percentual expressivo de todos os casos de infertilidade feminina. Nesses casos, pode ser necessária a realização da estimulação ovariana.

O que é a estimulação ovariana?

A estimulação ovariana é um procedimento que tem por objetivo elevar as chances de sucesso nos tratamentos de fertilidade. Os hormônios administrados durante o tratamento estimulam o crescimento e desenvolvimento dos folículos, aumentando o número de óvulos disponíveis para fecundação. Mais óvulos, mais chances de engravidar!

Como funciona a estimulação ovariana?

Cada técnica de reprodução assistida possui um protocolo específico para estimulação ovariana. O tipo de medicação e a dosagem hormonal usados no tratamento são individualizados, porque dependem das condições específicas de cada mulher.

Normalmente, a estimulação ovariana é feita por meio de medicamentos hormonais orais ou injetáveis por um período de 8 a 15 dias. Geralmente são adotados medicamentos com o hormônio folículo-estimulante (FSH), em combinação com o hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH).

Após a administração dos hormônios FSH, o especialista em reprodução assistida acompanha o crescimento dos folículos através dos exames de ultrassom. Quando os folículos atingem o tamanho adequado, a injeção do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) promove a liberação do óvulo.

LEIA MAIS: Indução de ovulação e as Gonadotrofinas

Estimulação ovariana de baixa complexidade

Nas técnicas de baixa complexidade, como relação sexual programada (RSP) e inseminação intrauterina (IIU), o ciclo é minimamente estimulado. Nesse caso, a estimulação ovariana tem o objetivo de conseguir entre 1 e 3 folículos.

Estimulação ovariana de alta complexidade

Na fertilização in vitro (FIV), o objetivo é conseguir o maior número possível de folículos e óvulos. A fecundação acontece fora do útero, pois os gametas femininos e masculinos são coletados e preparados em laboratório. Quanto maior o número de folículos coletados, maiores as chances de gravidez. Por isso, a estimulação ovariana na FIV é mais intensa do que nas outras técnicas.

Mesmo que a mulher produza 20 óvulos, e possível fecundar todos e transferir a quantidade permitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mantendo os outros embriões congelados.

No entanto, o processo de estimulação ovariana tem limites e deve ser controlado para evitar a síndrome do hiperestímulo ovariano, condição rara atualmente.

Importante! A estimulação ovariana deve obrigatoriamente ser acompanhada por um médico especialista em fertilidade. Somente um profissional é capaz de analisar e conduzir essa importante etapa no tratamento da reprodução assistida.

Como adquirir Medicamentos para Reprodução Assistida?

Por se tratar de medicamentos de alta complexidade, que exigem um tipo diferenciado de armazenamento, os medicamentos para reprodução assistida não são encontrados facilmente em farmácias comuns. É preciso que o estabelecimento tenha uma infraestrutura preparada para armazenar e manter intactas as propriedades desse tipo de medicamento.

Por isso, aqui na Farmácia Sol Medicamentos Especiais nós contamos com uma infraestrutura de alto padrão para monitorar todo o processo, desde a aquisição dos medicamentos junto aos laboratórios até a entrega final ao consumidor. Consultar preços de Medicamentos para Reprodução Humana.

Conte com a Farmácia Sol Medicamentos Especiais nessa importante etapa do seu sonho!

Farmácia Sol Medicamentos Especiais
Telefones (11) 4133-1600 | (11) 4208-6395 ou acesse aqui nosso WhatsApp (11) 94166-5575
🛒 solmedicamentos.com.br

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016