Menu fechado

Densis no tratamento e prevenção da osteoporose

Densis no tratamento e prevenção da osteoporose

Densis (ácido zoledrônico) é indicado para o tratamento da osteoporose e prevenção de fraturas clínicas. Densis fortalece seus ossos e, portanto, é menos provável que se quebrem. Pesquisar Preço Densis.

Sobre a osteoporose

A estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação. Ganhamos massa óssea até os 20 anos de idade e perdemos com maior velocidade depois dos 40. Dois tipos de células – os osteoclastos e os osteoblastos – estão envolvidos no ciclo de renovação dos ossos. Os osteoclastos promovem a absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando umas cavidades.

Os osteoblastos, por sua vez, são encarregados de preencher essas cavidades, produzindo ossos novos. Para isso, usam o cálcio, absorvido com a ajuda da vitamina D. Assim, a cada três meses 10% do esqueleto se renova.

A primeira etapa da degeneração óssea, chamada osteopenia, tem início com o desequilíbrio entre as células de absorção e de regeneração. Ou sejam os osteoclastos passam a agir mais rapidamente, degradando osso com maior velocidade do que os osteoblastos são capazes de repor.

Resultado: o esqueleto se torna mais poroso, perde resistência aos esforços e começam a surgir fraturas, especialmente na coluna vertebral e nos quadris, às vezes causadas por pequenos impactos. Também podem ocorrer fraturas no úmero, no braço, perto do ombro e no punho.

A osteoporose é uma doença silenciosa, sem sintomas

A princípio, a osteoporose normalmente não apresenta sintomas, mas pessoas com osteoporose quebram (fraturam) seus ossos mais facilmente. As fraturas mais comuns ocorrem no quadril, nas costas (coluna) ou ossos do punho. As fraturas da coluna podem não ser dolorosas, mas com o tempo elas podem torná-lo(a) mais baixo(a), ou seja, diminuir sua altura. Com o passar do tempo, as fraturas podem causar dor, incapacidade grave, ou perda de habilidade de locomoção.

Pessoas que tem um risco aumentado de osteoporose:

  • de cor branca (Caucasianos) ou orientais (Asiáticos);
  • magros;
  • que possuem um membro da família com osteoporose;
  • que não ingerem cálcio ou vitamina D suficiente;
  • que não se exercitam;
  • que fumam ou bebem álcool com frequência;
  • que tomam medicamentos que causam perda óssea (glicocorticoide, como prednisona), por um longo período.

Um exame muito importante para realizar e dizer quem tem mais risco de desenvolver a osteoporose é a densitometria óssea, feita em um aparelho que mede a densidade do osso.

Três pontos fundamentais para prevenção:

  • Melhorar a ingestão de cálciopor meio da alimentação;
  • Adequar a quantidade de vitamina D ingerida, pois ela é responsável pelo aproveitamento do cálcio alimentar;
  • Inserir atividade física na rotina. As atividades mais indicadas para a produção contínua da densidade óssea, são os que provocam grande tensão muscular como: musculação, pilates, hidroginástica, caminhada e dança. Músculos tensos e em movimento colaboram para que os ossos fiquem mais fortes.

Densis no tratamento e prevenção da osteoporoseTratamento da Osteoporose

A primeira tentativa de conter a perda de massa óssea é feita com o ajuste da dieta para que haja ingestão adequada de cálcio e vitamina D. Se os alimentos não forem suficientes, indicam-se os suplementos tanto do mineral quanto da vitamina.

Mas, uma vez que a osteoporose está instalada, o aporte dessas substâncias geralmente é insuficiente, mesmo quando aliada aos exercícios físicos. Não que esses hábitos devam ser deixados de lado, mas eles provavelmente ganharão o reforço de medicamentos.

Os remédios podem melhorar a resistência do osso ao impedir a degeneração e incentivar a reconstrução. Uma das classes mais utilizadas nesse sentido é a dos bifosfonatos, com eficácia constatada no aumento da massa óssea da coluna e do quadril.

Como Densis funciona?

A substância ativa do Densis é o ácido zoledrônico. Este medicamento pertence a uma classe de medicamentos denominada bisfosfonatos. Para o tratamento da osteoporose, no tratamento e prevenção da osteoporose induzida por glicocorticoides e na prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa.

Densis (ácido zoledrônico) age por um ano e você precisará da próxima dose após um ano. Na doença de Paget, Densis pode agir por mais de um ano e seu médico lhe informará se você precisa ser tratado novamente. Para prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa, Densis é administrado uma vez, como aplicação única. Após um ano, seu médico decidirá se você precisa de outra dose, com base na sua resposta ao tratamento. Quanto custa Densis?

Densis é indicado para:

  • Tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa para reduzir a incidência de fraturas do quadril, vertebrais e não vertebrais e para aumentar a densidade mineral óssea;
  • Prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa;
  • Tratamento para aumentar a densidade óssea em homens com osteoporose;
  • Tratamento e prevenção de osteoporose induzida por glicocorticoides;
  • Prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa;
  • Tratamento da doença de Paget do osso.

CONSULTE AQUI a Bula Original de Densis para mais detalhes e orientações sobre quando como usar esse medicamento, o que saber antes de usar Densis, como armazenar, reações adversas, males e contraindicações.

Como adquirir Densis?

Se houver prescrição médica para tratamento com ácido zoledrôncio, aqui na Farmácia Sol Medicamentos Especiais você encontra >> Densis® 5mg (ácido zoledrônico) da Momenta.

Atendimento Grupo Sol Medicamentos
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | solmedicamentos.com.br

As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

 

Assuntos Relacionados

Aclasta (Ácido Zoledrônico) na prevenção e tratamento da osteoporose

Ácido Hialurônico no tratamento da artrose do joelho

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751