Menu fechado

Aclasta® e Densis® na prevenção e tratamento da osteoporose

Aclasta® e Densis® na prevenção e tratamento da osteoporose

Aclasta® e Densis®: o ácido zoledrônico no tratamento da osteoporose

A osteoporose ainda não possui uma cura definitiva, porém o tratamento pode impedir o agravamento, controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. O ácido zoledrônico, pertence a uma classe de medicamentos denominada bisfosfonatos, substância ativa em medicamentos como o Aclasta® e Densis®. Essa substância inibe a ação dos osteoclastos, as células do organismo responsáveis pela degradação do tecido ósseo. Em outras palavras, o ácido zoledrônico é um inibidor da reabsorção óssea.

Os medicamentos Aclasta® e Densis®são utilizados para:

  • tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa para reduzir a incidência de fraturas do quadril, vertebrais e não vertebrais e para aumentar a densidade mineral óssea;
  • prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa;
  • tratamento para aumentar a densidade óssea em homens com osteoporose;
  • tratamento e prevenção de osteoporose induzida por glicocorticoides;
  • prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa;
  • tratamento da doença de Paget do osso.

Somente o médico está apto para definir qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Leia também: Ácido Hialurônico no tratamento da artrose do joelho

Reabsorção óssea e a osteoporose

O osso é uma estrutura viva em constante renovação, e isso acontece mediante a reposição do osso velho por osso novo. O tecido ósseo velho é destruído pelas células chamadas osteoclastos e criados pelas células reconstrutoras, os osteoblastos. Esse processo de destruição das células é chamado de reabsorção óssea, que fica comprometido na osteoporose, pois o corpo passa a absorver mais osso do que produzir ou então não produzir o suficiente.

Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas. Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres após menopausa.

A osteoporose é uma doença silenciosa, que dificilmente apresenta qualquer tipo de sintoma. Em geral, o problema só é detectado em estado avançado, com a deformação de ossos que provoca dor crônica ou quando aparece uma fratura.

O principal exame para rastreamento e diagnóstico da osteoporose é a densitometria óssea, um exame que avalia a densidade dos ossos e músculos do corpo. Mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos devem fazer a densitometria óssea anualmente, independente dos fatores de risco.

Dicas para prevenir a osteoporose

  • Dieta rica em cálcio como leite, queijos, iogurtes; o cálcio é um mineral indispensável para garantir a recomposição da estrutura óssea;
  • Suplementos de cálcio e vitamina D são recomendados para manter a massa óssea;
  • Abandonar o cigarro, hábito nocivo em qualquer situação. Fumantes podem perder cerca de 1% de massa óssea por ano;
  • Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e exercícios com pesos são fundamentais para manter o tônus muscular.

Consulte um médico especialista, e caso o médico prescreva Aclasta® e Densis® para o seu tratamento, acesse aqui para adquirir medicamentos relacionados a ortopedia.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
solmedicamentos.com.br

Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais!  Facebook | Instagram | LinkedIn

As informações contidas têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnóstico ou para substituir as orientações do médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751