Menu fechado

Imuno BCG no tratamento do câncer de bexiga

Imuno BCG no tratamento do câncer de bexiga

O câncer de bexiga é um dos tumores mais prevalentes na urologia. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que houve cerca de 10.640 novos casos de câncer de bexiga em 2020 no Brasil. Na maioria dos casos, o tratamento com Imuno BCG, também conhecido como Onco BCG, é recomendado para combater o câncer superficial de bexiga.

O que é Imuno BCG?

BCG (Bacilo Calmette-Guériné) intravesical é uma imunoterapia, que faz com o nosso sistema imunológico crie condições de atacar as células cancerígenas, atuando principalmente para evitar a recorrência do tumor. É considerada a terapia intravesical mais eficiente para os casos de câncer de bexiga iniciais e superficiais.

A administração do BCG ocorre em ambiente ambulatorial e não é necessário internação hospitalar. Após anestesia local, aplica-se uma solução diluída na bexiga por meio de um cateter. O paciente permanece em repouso enquanto a medicação age por cerca de 30 minutos. Passado o tempo, o paciente pode urinar toda a solução normalmente.

O tratamento com Imuno BCG afeta principalmente as células que revestem a camada mais interna da bexiga, com pouco efeito nas camadas mais profundas. Isto significa que células cancerígenas mais profundas nas camadas da bexiga não serão alcançadas por este tratamento. Cabe ressaltar que o BCG também não alcança células localizadas em outros órgãos ou outras partes do sistema urinário, como rins, ureteres e uretra.

No Brasil, a Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) é o único laboratório que produz o Imuno BCG®. O medicamento é usado para o tratamento da doença em aproximadamente metade dos casos registrados no país.

>> Aqui na Sol Medicamentos Especiais você encontra Imuno BCG 40mg disponível em estoque.

Indicações do Imuno BCG no tratamento do câncer de bexiga

Indicações do Imuno BCG no tratamento do câncer de bexiga

Na maioria dos casos de câncer de bexiga, após o diagnóstico o tratamento recomendado é a ressecção do tumor por via endoscópica. Esse tratamento possibilita cura e controle da doença na maioria dos casos. A cirurgia também divide o câncer de bexiga em graus diferentes de agressividade e invasão. Esta classificação que ajuda os urologistas a definirem as condutas e seguimentos após o procedimento.

Em casos selecionados, após o tratamento cirúrgico, é possível aplicar o Imuno BCG dentro da bexiga como terapia complementar. Essas características explicam por que o BCG é utilizado para tratar tumores de bexiga superficiais. Também são indicados para tumores focalmente invasivos, múltiplos, pouco diferenciados (mais agressivos) e carcinomas in situ.

O principal objetivo do tratamento com BCG nos casos de câncer de bexiga é evitar a recorrência do tumor e a invasão de camadas mais profundas da bexiga (camada muscular da bexiga).

O padrão atual, utilizados nos serviços de referência, priorizam a indução do tratamento com Imuno BCG 40mg da diluição intravesical seguidos de um esquema de manutenção aplicados de maneira semanal.

Sua aplicação tem alguns efeitos colaterais, apesar de ser um procedimento não muito invasivo. Pode ocorrer ardência ao urinar, sensação de queimação na uretra, sintomas de gripe, febre com calafrios, fadiga e até sangramento urinário. Na maioria dos casos estes efeitos são temporários e facilmente tratados. Para pacientes com diagnóstico de tuberculose está contraindicado o uso desta imunoterapia.

Fonte: Núcleo de Estudos em Onco-Urologia – NeoUro

Como adquirir Imuno BCG?

Se houver prescrição médica para tratamento do câncer de bexiga com Imuno BCG, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Somos uma farmácia especializada na venda de medicamentos oncológicos, inclusive o Imuno BCG (Onco BCG) 40mg. 

Dúvidas? Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | 
solmedicamentos.com.br

 As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673