Menu fechado

Mesilato de Imatinibe: terapia alvo no tratamento da leucemia

Mesilato de Imatinibe: terapia alvo no tratamento da leucemia

Desde sua aprovação no ano de 2000, imatinibe, o primeiro inibidor de tirosina quinase, continua sendo a principal linha terapêutica para pacientes com LMC. Também conhecido com Mesilato de Imatinibe ou Glivec®, o medicamento tem como função inibir a atividade da tirosina quinase, reduzindo a proliferação tumoral.

Nos últimos dez anos, a leucemia mieloide crônica deixou de ser uma doença fatal. Os tratamentos com inibidores de tirosina quinase têm se mostrado bastante efetivo, permitindo que portadores de LMC tenham uma vida normal. Quanto custa Imatinibe?

O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?

A leucemia mieloide crônica (LMC) é um tipo de câncer não hereditário, que se desenvolve na medula óssea. Contudo, a LMC se distingue de outros tipos de leucemia por causa de uma anormalidade genética nos glóbulos brancos, denominada cromossomo Philadelphia (Ph+).

As células da leucemia mieloide crônica contêm um oncogene (BCR-ABL) que não é encontrado nas células normais. Este gene produz uma proteína a BCR-ABL, que faz com que as células da leucemia mieloide crônica cresçam e se reproduzam fora de controle. A BCR-ABL é um tipo de proteína conhecida como tirosina quinase, portanto, o principal alvo do medicamento imatinibe é inibir essa proteína.

Diagnóstico da Leucemia Mieloide Crônica

A maioria das pessoas com leucemia mieloide crônica não apresenta sintomas aparentes, geralmente se descobre a doença por acaso. A pessoa passa a se sentir cansada, com falta de ar e decide consultar um médico para fazer exames de rotina.

Através do exame de sangue, o médico pode notar um aumento expressivo na quantidade de leucócitos no organismo. Isso porque a doença provoca aumento significativo dos glóbulos brancos, e também pode atingir os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Se os sinais e sintomas sugerem leucemia, o médico pode solicitar uma biópsia ou mielograma para confirmar o diagnóstico.

Leia mais: Baixa imunidade e neutropenia na quimioterapia

Mesilato de Imatinibe é um tratamento para:

– Pacientes pediátricos com Leucemia Mieloide Crônica (LMC) cromossomo Philadelphia positivo (Ph+ ) recém diagnosticada e sem tratamento anterior.

– Pacientes adultos com Leucemia Mieloide Crônica (LMC) cromossomo Philadelphia positivo, recentemente diagnosticada, bem como para o tratamento de pacientes com LMC cromossomo Philadelphia positivo em crise blástica, fase acelerada ou em fase crônica após falha ou intolerância à terapia com alfa-interferona. A LMC é um tipo de câncer das células do sangue na qual o corpo produz um número elevado de células brancas anormais no sangue (chamadas “células mieloides”).

– Pacientes adultos com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA Ph+) cromossomo Philadelphia positivo, recentemente diagnosticada, integrados com quimioterapia. Leucemia é um tipo de câncer das células brancas do sangue. Estas células brancas em geral ajudam o corpo a combater infecções. A LLA é um tipo de câncer do sangue na qual o corpo produz um número elevado de células brancas anormais no sangue (chamadas “linfoblastos”).

– Pacientes adultos com Tumores Estromais Gastrintestinais (GIST), não-ressecáveis e/ou metastáticos.

– Tratamento adjuvante de pacientes adultos após ressecção de GIST primário. O GIST é um câncer do estômago e intestino. Ele surge do crescimento descontrolado das células do tecido de suporte destes órgãos.

Como Mesilato de Imatinibe funciona?

O mesilato de imatinibe é um medicamento para tratamento de câncer e contém a substância ativa imatinibe. O mesilato de imatinibe age interrompendo a produção de células anormais nas doenças citadas anteriormente. Se você tiver qualquer dúvida sobre como o mesilato de imatinibe funciona ou porque este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico.

Considerações importantes no tratamento com Imatinibe

Imatinibe é administrado via oral e é bem tolerado, sendo a maioria dos efeitos colaterais tratados de forma eficaz. Para isso, é fundamental seguir a orientação de seu médico e não interromper o tratamento por conta própria.

Inibidores de tirosina quinase podem ter interações importantes com outras medicações, suplementos sem receita e até mesmo certos alimentos. Informe seu médico sobre tudo o que você está tomando, incluindo medicamentos, vitaminas e suplementos a base de ervas.

Somente o médico está apto para definir qual o medicamento mais adequado, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Consulte aqui a Bula de Mesilato de Imatinibe para mais detalhes e informações sobre contraindicações, toxicidades, interações medicamentosas reações e os males que este medicamento pode causar.

Como adquirir Mesilato de Imatinibe?

Consulte seu médico. Caso ele prescreva tratamento com Mesilato de Imatinibe, conte com a Farmácia Sol Medicamentos Especiais. Aqui você encontra as duas apresentações de Imatinibe:

>> Imatinibe, Mesilato de 100mg com 60 comprimidos (Cristália)

>> Imatinibe, Mesilato de 400mg com 30 comprimidos (Cristália)

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
Acesse Farmácia Virtual solmedicamentos.com.br

As informações contidas têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnóstico ou para substituir as orientações do médico.

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016