Menu fechado

Mesilato de Imatinibe: terapia alvo no tratamento da leucemia

Imatinibe: terapia alvo no tratamento da leucemia mieloide crônica

O surgimento dos inibidores de tirosina quinase, há mais de dez anos, revolucionou o tratamento da leucemia mieloide crônica (LMC). Mesilato de Imatinibe foi especificamente a primeira droga alvo contra a tirosina quinase e se tornou o tratamento padrão para pacientes com LMC.

O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?

A leucemia mieloide crônica (LMC) é um tipo de câncer não hereditário, que se desenvolve na medula óssea. Contudo, a LMC se distingue de outros tipos de leucemia por causa de uma anormalidade genética nos glóbulos brancos, denominada cromossomo Philadelphia (Ph+).

As células da leucemia mieloide crônica contêm um oncogene (BCR-ABL) que não é encontrado nas células normais. Este gene produz uma proteína a BCR-ABL, que faz com que as células da leucemia mieloide crônica cresçam e se reproduzam fora de controle. A BCR-ABL é um tipo de proteína conhecida como tirosina quinase, portanto, o principal alvo do medicamento imatinibe é inibir essa proteína.

Diagnóstico da Leucemia Mieloide Crônica

A maioria das pessoas com leucemia mieloide crônica não apresenta sintomas aparentes, geralmente se descobre a doença por acaso. A pessoa passa a se sentir cansada, com falta de ar e decide consultar um médico para fazer exames de rotina.

Através do exame de sangue, o médico pode notar um aumento expressivo na quantidade de leucócitos no organismo. Isso porque a doença provoca aumento significativo dos glóbulos brancos, e também pode atingir os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Se os sinais e sintomas sugerem leucemia, o médico pode solicitar uma biópsia ou mielograma para confirmar o diagnóstico.

Leia mais: Baixa imunidade e neutropenia na quimioterapia

Mesilato de Imatinibe tornou-se a primeira linha terapêutica para pacientes com LMC

Desde sua aprovação no ano de 2000, imatinibe, o primeiro inibidor de tirosina quinase, continua sendo a principal linha terapêutica para pacientes com LMC. Também conhecido com Mesilato de Imatinibe ou Glivec®, o medicamento tem como função inibir a atividade da tirosina quinase, reduzindo a proliferação tumoral.

Nos últimos dez anos, a leucemia mieloide crônica deixou de ser uma doença fatal. Os tratamentos com inibidores de tirosina quinase têm se mostrado bastante efetivo, permitindo que portadores de LMC tenham uma vida normal. Quanto custa Imatinibe?

Considerações importantes no tratamento com imatinibe

Imatinibe é administrado via oral e é bem tolerado, sendo a maioria dos efeitos colaterais tratados de forma eficaz. Para isso, é fundamental seguir a orientação de seu médico e não interromper o tratamento por conta própria.

Inibidores de tirosina quinase podem ter interações importantes com outras medicações, suplementos sem receita e até mesmo certos alimentos. Informe seu médico sobre tudo o que você está tomando, incluindo medicamentos, vitaminas e suplementos a base de ervas.

Somente o médico está apto para definir qual o medicamento mais adequado, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Consulte seu médico. Caso ele prescreva algum tratamento para leucemia mieloide crônica, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Entregamos Medicamentos Oncológicos em todo o Brasil. Acesse nossa loja virtual e adquira medicamentos de qualidade e confiança.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
solmedicamentos.com.br

Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais!  Facebook | Instagram | LinkedIn

As informações contidas têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnóstico ou para substituir as orientações do médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751