Menu fechado

Anvisa aprova Vosevi® para tratamento da hepatite C

Anvisa aprova Vosevi® para tratamento da hepatite C em adultos

Vosevi® é um medicamento desenvolvido pela farmacêutica Gilead Sciences. O medicamento trata de todos os genótipos de infecção crônica pelo vírus da hepatite C (HCV) em adultos com apenas um comprimido ao dia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso de Vosevi® (sofosbuvir/velpatasvir/voxilaprevir) da Gilead Sciences no Brasil. O medicamento é indicado para pacientes com infecção crônica pelo HCV, genótipos 1 a 6, sem cirrose ou com cirrose compensada, que falharam anteriormente na terapia com um regime antiviral de ação direta. O tratamento consiste em um regime simples de 12 semanas.

“Vosevi® chega para completar o portfólio da Hepatite C da Gilead no Brasil. Com isso, reforçamos nosso compromisso de levar terapias com altas taxas de cura para todos os pacientes infectados pelo HCV e também a nossa colaboração com o Plano de Eliminação das Hepatites até 2030”, destaca a Dra. Rita Manzano Sarti, Diretora Médica da Gilead Sciences Brasil.

Sobre o medicamento Vosevi®

A eficácia e segurança do Vosevi®, que faz parte da nova geração de tratamento em comprimido único ao dia da Gilead, foi estudada em 4 grandes ensaios clínicos de fase 3, chamado programa POLARIS. Os estudos POLARIS 1 e 4 foram desenhados para avaliar Vosevi® como terapia de resgate livre de ribavirina, atingindo RVS global de 97% (96% de RVS para resgatar pacientes expostos a um NS5A e 98% em expostos a um não-NS5A). Vosevi® foi bem tolerado, com perfil de segurança semelhante ao placebo.

Sobre a Hepatite C

A hepatite C é uma infecção causada pelo vírus da hepatite C (HCV), que possui pelo menos seis tipos (genótipos) distintos e que acomete preferencialmente o fígado, provocando uma inflamação que leva à formação de cicatrizes (fibrose hepática) e que, com o decorrer do tempo e sem um tratamento, pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. Além do fígado, outros órgãos também podem ser acometidos.

A hepatite crônica C afeta aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, há uma estimativa de 700 mil portadores da doença. Cerca de 155 mil foram diagnosticados entre 1999 e 2016 e há indícios de que ainda faltem 502 mil pessoas para serem diagnosticadas. O fato é que grande parte das pessoas desconhece seu diagnóstico e poucos sabem como ocorreu a transmissão ou que exista tratamento para a doença.

O vírus é transmitido pelo contato com sangue infectado, sendo que os principais meios de transmissão são reutilização e esterilização inadequada de equipamentos médicos, odontológicos, compartilhamento de seringas e agulhas (como no uso de drogas ilícitas), práticas sexuais de risco e transmissão vertical (da mãe para o filho). Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 também podem ter contraído a infecção.

Fonte: Guia da Farmácia

Consulte seu médico. Caso ele prescreva algum tratamento para hepatite C, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Atendemos pacientes, clínicas e hospitais, entregando medicamentos especiais de qualidade e confiança, inclusive os relacionados a hepatologia.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
solmedicamentos.com.br

Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais!  Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751