Menu fechado

Diabetes: cuidados redobrados durante a pandemia

Diabetes: cuidados redobrados durante a pandemia

Entre as pessoas que estão no grupo de risco para complicações devido a covid-19, estão os diabéticos. Com maior dificuldade para atacar e destruir algumas bactérias e vírus, os portadores de diabetes precisam redobrar os cuidados. Até o momento, não existe diferença de risco quanto a complicações da covid-19 no diabetes tipo 1 ou 2, pois a glicose alta é semelhante nos dois tipos.

Os que apresentam maior vulnerabilidade são aqueles que têm a doença há mais tempo, estão acima de 60 anos ou que tenham alguma complicação relacionada à doença, como a hipertensão arterial, insuficiência renal ou doença coronariana.

Leia também: Liraglutida no tratamento para diabéticos e controle da obesidade

O diabetes não aumenta o risco de o indivíduo contrair a infecção pelo coronavírus, porém, uma vez infectado, o descontrole do diabetes tende a aumentar os riscos de complicações. Por outro lado, se o nível de açúcar na corrente sanguínea estiver controlado, o risco de complicações pela covid-19 é reduzido.

Por isso, a recomendação mais importante para pacientes com diabetes é manter a doença controlada, ou seja, evitar o descontrole glicêmico. Monitorar frequentemente a glicemia e ajustar as medicações ou insulinas – sempre com orientação médica – são procedimentos que podem prevenir complicações.

Saiba mais: Semaglutida: nova opção no tratamento para diabéticos

Cuidados redobrados no tratamento da diabetes

Controlar os níveis de glicemia e manter o distanciamento social são os principais cuidados que o paciente diabético deve ter durante a pandemia covid-19. Além disso, outros cuidados são essenciais, como:

  • Medir diariamente a taxa de glicose e não abandonar o tratamento, deixando de tomar os medicamentos;
  • Atenção redobrada para ter certeza que está tomando/aplicando os medicamentos corretamente e nos horários determinados;
  • Beber muita água e ter alimentação saudável são fundamentais para fortalecer a imunidade e manter o controle da glicemia;
  • Pacientes que fazem uso de insulina, devem ficar atentos com a higienização do aparelho usado para aferir a glicose.
  • Além disso, tomar todos os cuidados preventivos à covid-19, como a etiqueta respiratória, lavar bem as mãos e manter o isolamento social.

Esteja sempre em contato com o seu médico, e caso precise, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Somos uma empresa especializada na venda de medicamentos especiais, inclusive os relacionados a endocrinologia.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
📞(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
🛒 solmedicamentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751