Entre as pessoas que estão no grupo de risco para complicações devido a covid-19, estão os diabéticos. Com maior dificuldade para atacar e destruir algumas bactérias e vírus, os portadores de diabetes precisam redobrar os cuidados. Até o momento, não existe diferença de risco quanto a complicações da covid-19 no diabetes tipo 1 ou 2, pois a glicose alta é semelhante nos dois tipos.
Os que apresentam maior vulnerabilidade são aqueles que têm a doença há mais tempo, estão acima de 60 anos ou que tenham alguma complicação relacionada à doença, como a hipertensão arterial, insuficiência renal ou doença coronariana.
Leia também: Liraglutida no tratamento para diabéticos e controle da obesidade
O diabetes não aumenta o risco de o indivíduo contrair a infecção pelo coronavírus, porém, uma vez infectado, o descontrole do diabetes tende a aumentar os riscos de complicações. Por outro lado, se o nível de açúcar na corrente sanguínea estiver controlado, o risco de complicações pela covid-19 é reduzido.
Por isso, a recomendação mais importante para pacientes com diabetes é manter a doença controlada, ou seja, evitar o descontrole glicêmico. Monitorar frequentemente a glicemia e ajustar as medicações ou insulinas – sempre com orientação médica – são procedimentos que podem prevenir complicações.
Saiba mais: Semaglutida: nova opção no tratamento para diabéticos
Cuidados redobrados no tratamento da diabetes
Controlar os níveis de glicemia e manter o distanciamento social são os principais cuidados que o paciente diabético deve ter durante a pandemia covid-19. Além disso, outros cuidados são essenciais, como:
- Medir diariamente a taxa de glicose e não abandonar o tratamento, deixando de tomar os medicamentos;
- Atenção redobrada para ter certeza que está tomando/aplicando os medicamentos corretamente e nos horários determinados;
- Beber muita água e ter alimentação saudável são fundamentais para fortalecer a imunidade e manter o controle da glicemia;
- Pacientes que fazem uso de insulina, devem ficar atentos com a higienização do aparelho usado para aferir a glicose.
- Além disso, tomar todos os cuidados preventivos à covid-19, como a etiqueta respiratória, lavar bem as mãos e manter o isolamento social.
Esteja sempre em contato com o seu médico, e caso precise, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Somos uma empresa especializada na venda de medicamentos especiais, inclusive os relacionados a endocrinologia.
Atendimento Sol Medicamentos Especiais
📞(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
🛒 solmedicamentos.com.br