Menu fechado

Anvisa aprova Benlysta® para tratamento da Nefrite Lúpica

Anvisa aprova Benlysta® para tratamento da Nefrite Lúpica

Estudo clínico BLISS-LN, que incluiu pacientes brasileiros, demonstrou que indivíduos tratados com Benlysta® (belimumabe) tiveram 74% mais chances de alcançar a resposta renal completa.

Benlysta® é a primeira terapia biológica aprovada pela Anvisa para o tratamento da Nefrite Lúpica (NL) ativa em pacientes adultos. Desenvolvido pela farmacêutica GSK, é a única terapia biológica aprovada para esta complicação frequente em pessoas com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).

Além desta aprovação, o medicamento é indicado para o tratamento do LES em adultos e crianças a partir de cinco anos que apresentam alto grau de atividade da doença e que estejam em uso de tratamento padrão à base de corticosteroides, antimaláricos, anti-inflamatórios não esteroides ou outros imunossupressores.

“A chegada de uma terapia pioneira e exclusiva como esta vai proporcionar novas diretrizes de tratamento para os médicos e possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, ressalta a gerente médica e reumatologista da GSK, Dra. Nathalie David.

A aprovação do Benlysta® foi baseada nos resultados do estudo BLISS-LN, que trouxe achados importantes para avaliar a resposta renal de eficácia primária no período de 104 semanas. No total, participaram 448 voluntários e 107 centros de pesquisa, sendo nove deles brasileiros.

Os resultados evidenciaram que pacientes tratados com Benlysta®, associada à terapia padrão, tiveram 55% mais chances de atingirem a esta resposta, quando comparados ao grupo placebo mais a terapia padrão, além da probabilidade de 46% de manter a resposta renal até a semana 104.

Já nos resultados secundários, os pacientes tratados com Benlysta® tiveram resultados ainda melhores: com 74% mais chances de alcançar a resposta renal completa quando comparados ao placebo e a probabilidade de 58% de mantê-la até o final do estudo. Foi observado também redução de 49% no risco de evento renal relacionado ou óbito.

 Sobre a Nefrite Lúpica (NL)

A NL é uma das complicações mais graves do LES, causando dano renal e progredindo para doença renal terminal em aproximadamente 20% dos pacientes, exigindo, em alguns casos, de hemodiálise ou transplante renal. A gravidade desta doença pode variar, podendo mesmo apresentar-se de forma assintomática. O diagnóstico pode ser feito por meio de urinálise, além dos exames de sangue e avaliação da função renal. A biópsia renal também costuma ser padrão para confirmar o diagnóstico.

Leia também: Eritropoietina Eprex® no tratamento da anemia na insuficiência renal

As informações contidas têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnóstico ou para substituir as orientações do médico.

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016