Menu fechado

OMS pré-qualifica Actemra (tocilizumabe) para tratar pacientes graves da Covid-19

OMS pré-qualifica Actemra (tocilizumabe) para tratar pacientes graves da Covid-19

Com o objetivo de aumentar o acesso aos tratamentos recomendados para a Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu pré-qualificação à dose intravenosa (IV) de Actemra/Ro Actemra (tocilizumabe) da Roche para tratar pacientes graves ou críticos de Covid-19.

O tocilizumabe é um anticorpo monoclonal que inibe o receptor de interleucina-6 (IL-6). A interleucina-6 induz uma resposta inflamatória e é encontrada em níveis elevados em pacientes criticamente doentes com Covid-19.

A pré-qualificação da OMS significa que o Actemra/Ro Actemra atende aos padrões de segurança, eficácia e qualidade da organização para tratar o Covid-19 em pacientes adultos que tomam corticosteróides sistêmicos e precisam de oxigênio suplementar ou ventilação mecânica.

Além do Covid-19, Actemra/Ro Actemra é usado para tratar artrite reumatóide, artrite idiopática juvenil poliarticular, artrite idiopática juvenil sistêmica, arterite de células gigantes e síndrome de liberação de citocinas grave ou com risco de vida induzida por células T do receptor de antígeno quimérico.

O CEO da Roche Pharmaceuticals, Bill Anderson, disse: “Pessoas de muitos países de baixa e média renda continuam sentindo o impacto devastador do Covid-19, e as necessidades de cuidados permanecem sem precedentes. Fizemos parceria com a OMS e outros ao longo do ano passado para garantir que nossos medicamentos e testes Covid-19 possam potencialmente atingir mais de 100 países de baixa e média renda e a pré-qualificação da OMS de Actemra/RoActemra é apenas um dos caminhos tomados juntos para alcançar isto.”

Mais de um milhão de pacientes graves com Covid-19 foram tratados com Actemra/RoActemra desde o início da pandemia.

No ano passado, o Actemra/RoActemra, bem como o Ronapreve da empresa (casirivimab mais imdevimab, REGEN-COV nos EUA) foram recomendados na Therapeutics and Covid-19 Living Guideline da OMS.

Resultados – O tocilizumabe administrado por via intravenosa demonstrou em estudos clínicos reduzir mortes em certos pacientes com COVID-19 que estão gravemente doentes, que estão se deteriorando rapidamente e têm necessidades crescentes de oxigênio e que têm uma resposta inflamatória significativa. No maior ensaio clínico (RECOVERY), o tocilizumabe também reduziu o tempo de internação dos pacientes.

A OMS recomenda apenas para pacientes diagnosticados com COVID-19 grave ou crítica. Deve ser administrado por profissional de saúde em um ambiente clínico monitorado, juntamente com o padrão atual de atendimento para COVID-19, que inclui oxigênio, corticosteróides e outros medicamentos.

Distribuição – A patente do tocilizumabe expirou para a maioria de seus usos, o que significa que não deve haver barreiras de propriedade intelectual para esse medicamento. No entanto, há baixa disponibilidade global de biossimilares com garantia de qualidade do produto.

Atualmente, o tocilizumabe é caro e escasso em todo o mundo. Os preços da empresa originadora pagos em mercados de baixa renda são altos. Com o aumento da demanda e mais fabricantes entrando no mercado, os preços podem cair.

A OMS e parceiros estão atualmente discutindo preços mais baixos e maior acesso em países de baixa e média renda junto à empresa produtora, Roche.

Fontes: DikaJob, Nações Unidas Brasil

 

Por se tratar de um medicamento de alta complexidade, o tocilizumabe não é encontrado facilmente em farmácias comuns. Se houver prescrição médica para tratamento com Actemra®, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Aqui você encontra Medicamentos Especiais de qualidade e confiança.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | solmedicamentos.com.br

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751