Menu fechado

Implante hormonal: o que é?

Implante hormonal: o que é?

Um pequeno bastonete de hormônio

O implante hormonal, também conhecido como Implanon®, é um método contraceptivo de longa duração, eficaz e altamente seguro. Trata-se de um pequeno bastonete, que mede cerca de 4cm, semelhante ao tamanho de um palito de fósforo. O dispositivo é inserido sob a pele, e libera pequenas quantidades de um hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel. Sua validade é de 3 anos, mas, caso a mulher queira engravidar antes, basta retirar o implante.

Como o implante hormonal impede a gravidez?

A quantidade de hormônio etonogestrel liberada no organismo é bem pequena, mas o suficiente para impedir a liberação dos óvulos. O hormônio torna o muco cervical mais espesso, dificultando a entrada de espermatozoides no útero.

Como o implante anticoncepcional é colocado?

A colocação do implante deve ser realizada em uma clínica especializada ou em consultório médico. O procedimento dura poucos minutos, é praticamente indolor e feito com anestesia local. O bastonete é inserido na face anterior do braço, geralmente acima da linha do cotovelo e abaixo da pele. O implante é invisível e não provoca incômodos. Pode ser removido a qualquer momento por meio de um procedimento simples, mas realizado por um profissional.

Período de adaptação ao implante hormonal

Após implantado, o período de adaptação pode durar de 3 a 6 meses. É provável que ocorra alguma irregularidade menstrual e escapes de sangue fora do período, mas são reações transitórias. O ideal é observar, acompanhar e informar seu ginecologista de qualquer situação diferente. Quanto custa o implante anticoncepcional?

Vantagens do implante anticoncepcional

– Altamente eficaz na prevenção da gravidez;

– Reduz a tensão pré-menstrual e cólicas menstruais;

– Contraceptivo de longa duração. Perfeito para quem esquece de tomar pílulas!

– Reduz a menstruação, o que é ideal para mulheres que sofrem de fluxos intensos e desconfortos;

– É uma alternativa para mulheres que não toleram anticoncepcionais a base de estrogênios;

– Pode ser utilizado durante a amamentação.

Desvantagens e possíveis efeitos colaterais

Assim como todo método contraceptivo hormonal, o implante anticoncepcional pode causar alguns efeitos adversos. Por isso, antes de escolher esse método, é essencial conversar com o seu ginecologista.

Além da irregularidade na menstruação, o implante hormonal pode apresentar alguns efeitos colaterais, como: aumento de peso, dor nas mamas, dores de cabeça, acne e alterações no humor. Sempre bom lembrar que o implante anticoncepcional não protege o organismo contra doenças sexualmente transmissíveis, sendo assim, use camisinha!

SAIBA MAIS: Conheça o DIU Kyleena® uma nova opção de contracepção de baixa dose hormonal

Converse com seu ginecologista sobre o implante hormonal

É indispensável consultar seu médico e conversar sobre os melhores métodos contraceptivos para as suas necessidades. Apesar de ser muito seguro e eficaz, isto não significa que ele é o melhor método para todas as mulheres.

Consulte seu ginecologista, e se houver prescrição médica para o implante hormonal, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Aqui você encontra anticonceptivos hormonais, inclusive o Implanon NXT 68mg.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
📞(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
🛒 solmedicamentos.com.br

Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais!  Facebook | Instagram | LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751