Menu fechado

DIU Kyleena e Mirena: saiba quais são as diferenças

Kyleena e Mirena: saiba quais são as diferenças

Kyleena e Mirena são dois contraceptivos hormonais reversíveis e de longa duração. O DIU Kyleena é uma nova opção de dispositivo intrauterino hormonal desenvolvido pela Bayer, o mesmo laboratório que fabrica o conhecido DIU Mirena.

Como Kyleena e Mirena funcionam?

Ambos atuam da mesma maneira: liberando diariamente pequenas quantidades do hormônio levonorgestrel (progesterona), que provoca uma ação inflamatória local, afinando o endométrio (camada interna do útero) e tornando o muco cervical mais espesso. Esses fatores dificultam a ascensão dos espermatozoides pelo canal cervical e promovem um ambiente desfavorável para a fecundação.

O levonorgestrel é um hormônio sintético com ação progestagênica e androgênica. Quando usado em dispositivos intrauterinos tem ação predominante no endométrio, com pouca absorção sistêmica. Pesquisar Preço DIU Hormonal.

Diferenças entre tamanho e quantidade de hormônio liberado

Os dois dispositivos intrauterinos diferem, essencialmente, no tamanho e na quantidade de hormônio liberado. No que se refere ao tipo de hormônio, ambos liberam o levonorgestrel (progesterona).

Sobre o DIU Kyleena®

É ligeiramente menor, mede 30 mm de comprimento, por 28 mm de largura e 1,55 mm de espessura. Kyleena possui 19,5 mg de hormônio armazenado e libera cerca de 15,3 mcg de progesterona por dia. Possui anel de prata, que permite melhor visualização na ultrassonografia.

O diâmetro e comprimento do Kyleena® são menores, facilitando a inserção e o uso do dispositivo por mulheres com útero pequeno ou que nunca tiveram filhos.

No que se refere à quantidade de hormônios, o Kyleena® pode ser uma boa opção para pacientes mais sensíveis à ação da progesterona, já que libera uma quantidade menor do hormônio e irá provocar menos efeitos colaterais em relação ao Mirena.

Alterações menstruais, como sangramentos menstruais inesperados, dores de cabeça, náuseas e cólicas são raras e dificilmente levam a mulher à retirada do DIU. Essas reações podem também ocorrer no Kyleena®, mas ainda mais raras do que no Mirena®.

Sobre o DIU Mirena®

É um pouco maior, mede 32 mm de comprimento, por 32 mm de largura e 1,90 mm de espessura. Mirena® possui 52 mg de hormônio armazenado e libera mais hormônio, cerca de 20 mcg por dia.

Pacientes que necessitam de maior controle do ciclo menstrual podem necessitar de uma dose maior de hormônios para melhor resultado. Além dessas, mulheres com indicação do uso do DIU hormonal com o objetivo de tratamento para desordens ginecológicas (endometriose, cólicas menstruais importantes, sangramento menstrual excessivo, entre outros) também necessitarão da dosagem hormonal diária maior.

Qual a duração dos DIUs Kyleena e Mirena?

Os DIUs Mirena e Kyleena são uma opção para as mulheres que desejam um efeito contraceptivo de longa duração. Após inserção dentro do útero, tanto o DIU Mirena® quanto o DIU Kyleena® duram 5 anos. Entretanto, podem ser retirados a qualquer momento conforme necessidade ou desejo da usuária.

Diferenças DIU Kyleena e Mirena
*As informações apresentadas no quadro são apenas para efeito comparativo entre os dois DIUs. É importante discutir com seu ginecologista qual DIU é o mais adequado para o seu caso.

Quais são as indicações de uso do DIU Hormonal?

  • Desejo de contracepção eficaz de longa duração;
  • Ciclo menstrual muito intenso ou prolongado;
  • Quando as cólicas menstruais são frequentes;
  • Mulheres em menopausa, como parte da proteção endometrial na reposição hormonal;
  • Como tratamento para endometriose;
  • Tratamento de sangramento anormal por miomas ou adenomiose, sem distorção da cavidade, ou por outras causas.

Quais são as vantagens do DIU Hormonal?

  • Apresenta um dos menores índices de falhas de todos os contraceptivos;
  • Ameniza as menstruações intensas e cólicas associadas;
  • Pode ser usado durante a amamentação;
  • Redução ou ausência de fluxo menstrual;
  • Não precisa lembrar de tomar ou aplicar;
  • Prazo de validade de 5 anos;
  • Quando retirado, o efeito contraceptivo passa rapidamente e a mulher poderá engravidar em breve;
  • Pode ser utilizado para mulheres com alto risco para trombose, diferentemente das pílulas anticoncepcionais combinadas.

DIU Hormonal é desaconselhado nos seguintes casos:

  • Gravidez;
  • Malformações no útero;
  • Infecção aguda no útero ou trompas;
  • Infecções ginecológicas atuais;
  • Sangramento vaginal de causa desconhecida;
  • Infecção pós-parto ou aborto infectado nos últimos 3 meses;
  • Tumor maligno no colo do útero ou útero;
  • Tumores dependentes de progesterona;
  • Doenças hepáticas agudas ou tumores de fígado;
  • Trombose venosa atual.

Saiba mais! Para mulheres que apresentam contra indicação ao hormônio progesterona, sugerimos a leitura do conteúdo aqui no blog sobre os diferentes tipos de DIU de Cobre livre de hormônios.

Converse com seu ginecologista sobre o DIU

O uso de qualquer tipo de DIU requer inserção por profissional devidamente habilitado. Mesmo sendo métodos muito parecidos, cada um tem indicações específicas para cada perfil de paciente. A decisão por qualquer método contraceptivo deve ser orientada e acompanhada por um médico ginecologista.

Consulte seu ginecologista. Se houver prescrição médica, aqui na Sol Medicamentos Especiais você encontra DIU Kyleena e Mirena. Consulte condições especiais de pagamento.

Quanto custa o DIU Kyleena 19,5mg?

Qual o valor do DIU Mirena 52mg?

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
solmedicamentos.com.br

As informações aqui contidas têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnóstico ou para substituir as orientações do médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751