Menu fechado

Puberdade Precoce: atenção aos primeiros sinais

Puberdade Precoce: atenção aos primeiros sinais

O período de transição entre a infância e a vida adulta é repleto de intensas mudanças, tanto para os futuros adolescentes, quanto para os pais. Mas, e quando os primeiros sinais da puberdade surgem mais cedo? É a chamada puberdade precoce.

O que é puberdade precoce?

A puberdade é comandada pelo eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gônada. Quando este eixo é ativado antes da idade habitual, ocorre a puberdade precoce. Existem dois tipos de puberdade precoce: a central, mais comum, ocasionada por alterações no sistema nervoso central; e a periférica, mais rara, tem origem em outras partes do corpo, como glândulas suprarrenais, tumores nos ovários ou testículos.

Atenção aos primeiros sinais nas meninas e meninos 

Nas meninas, os primeiros sinais da puberdade são o aparecimento do broto mamário e o crescimento dos pelos pubianos e axilares. Além disso, acontece a primeira menstruação e se observa o estirão do crescimento.

Já nos meninos, ocorre aumento do volume testicular, desenvolvimento peniano, além da aparição dos pelos pubianos, axilares e faciais. Outra característica típica é a mudança da voz. E, assim como nas meninas, a aceleração do crescimento é clara.

Quando esses sinais surgem ANTES dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos, considera-se como puberdade precoce. Embora a puberdade precoce seja mais comum em meninas do que meninos, quando acontece com eles, geralmente o motivo que causou a aceleração hormonal é mais grave.

Independentemente do que tenha levado ao surgimento da puberdade precoce, é importante que a criança seja avaliada por um médico. Se não tratada, as crianças correm o risco de apresentar alterações no crescimento, obesidade, hipertensão, diabetes, além de transtornos psicológicos.

Puberdade precoce é uma disfunção e deve ser tratada

Definitivamente, quando a puberdade chega cedo demais, a criança precisa de acompanhamento médico. A boa notícia é que, independente do diagnóstico, há tratamento eficaz e seguro.

O pediatra e endocrinologista infantil, Luís Eduardo Calliari, explica: “As crianças que apresentam desenvolvimento dos caracteres sexuais precocemente devem ser examinadas, e, em muitos casos, precisam ser tratadas. O principal objetivo do tratamento é impedir que a criança chegue à puberdade antes do tempo desejado e possa, assim, manter seu desenvolvimento cronológico compatível com a idade óssea”.

Leia também: Déficit do hormônio do crescimento em crianças

Calliari explica que a primeira parte da investigação consiste em um exame físico, em que serão observados sinais como aumento de quadril, de mama, da quantidade de pelos no corpo e alterações genitais características da adolescência. Outra coisa que se percebe facilmente no exame físico é o crescimento rápido, chamado de “estirão”.

Depois da avaliação física, os médicos passam para os exames laboratoriais. “Dosamos os hormônios e fazemos avaliações radiológicas”, detalha Luís Eduardo Calliari. Um desses exames é o raio X da mão da criança, para saber se a idade óssea equivale à idade cronológica do paciente.

O tratamento depende da causa. No caso da puberdade precoce central, ele consiste em injeções mensais ou trimestrais de fármacos conhecidos com leuprorrelina, somatropina e anastrazol. A medicação usada é um análogo da gonadotrofina, ou seja, atua inibindo a atuação da hipófise, adiando o processo de puberdade. Porém, apenas com a análise cuidadosa dos exames, o médico decide optar ou não pelo tratamento medicamentoso com o GnRH-agonista.

Consulte um pediatra e endocrinologista

Fique atento ao desenvolvimento do seu filho! Se notar algum sinal de puberdade precoce, consulte um pediatra e um endocrinologista infantil para fazer uma avaliação. Caso o médico prescreva algum tratamento para puberdade precoce, aqui na Sol Medicamentos Especiais você encontra Medicamentos Endócrinos.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
solmedicamentos.com.br

Acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais!  Facebook | Instagram | LinkedIn

As informações contidas têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnóstico ou para substituir as orientações do médico.

3 comentários sobre “Puberdade Precoce: atenção aos primeiros sinais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751