Menu fechado

Benefícios da Toxina Botulínica na Odontologia

Benefícios da Toxina Botulínica na Odontologia

O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. É amplamente utilizada na medicina, tanto para fins cosméticos (na eliminação temporária de rugas e linhas de expressão), como no tratamento de diversas doenças (distonias, torcicolos, espasmos musculares, estrabismo, suor excessivo, enxaqueca, fibromialgia).

Como a toxina botulínica age no organismo?

A toxina botulínica age nos neurônios, inibindo a liberação de acetilcolina, neurotransmissor que atua na contração muscular. Uma vez que essa comunicação entre o cérebro e o músculo é bloqueada, a musculatura do local não consegue mais se contrair e fica flácida. Na prática médica e odontológica, as doses usadas são controladas e aplicadas em uma região específica do corpo, o que faz com que o efeito de paralisia seja delimitado e temporário, durando cerca de 4 a 6 meses.

Indicações e benefícios da toxina botulínica na Odontologia

Você sabia que a Toxina Botulínica também é usada na odontologia?

Sorriso Gengival

O sorriso gengival é caracterizado pelo excesso de gengiva que aparece ao sorrir. Com a aplicação da toxina botulínica, o dentista visa paralisar o músculo responsável por levantar o lábio superior dos dois lados, evitando uma grande exposição da gengiva, tornando o sorriso mais harmônico.

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelo ato involuntário de apertar ou ranger os dentes, causando dores de cabeça, rigidez no maxilar, dificuldades para abrir e fechar a boca e até desgaste dos dentes. Nesse caso, a toxina botulínica é aplicada nos músculos da face para atenuar a força excessiva da mandíbula, evitando o atrito entre os dentes.

Sorriso Assimétrico

O sorriso assimétrico, ou sorriso torto ocorre quando a exposição dos dentes ao sorrir é desproporcional.Isso geralmente acontece por pequenas disfunções musculares, fazendo com que um dos músculos próximos ao lábio retraia mais do que o outro, causando um aspecto desarmônico. A aplicação da toxina botulínica visa imobilizar essa musculatura, reduzindo o seu grau de retração, tornando o sorriso mais equilibrado e harmônico.

Sialorreia

Quando a toxina é aplicada diretamente nas glândulas salivares, ela reduz a liberação e a produção de saliva excessiva que caracteriza a sialorreia e coloca o paciente em risco de aspirações e pneumonias.

Rugas de Expressão

Os dentistas também estão autorizados a realizar a aplicação de toxina botulínica para redução de rugas e marcas na pele do rosto, fazendo com que a musculatura do local relaxe e a tensão na pele desapareça.

Além desses casos, a toxina também pode ser usada para:

  • auxiliar no relaxamento da musculatura da mastigação em pessoas que se submeteram à cirurgia deimplantes, favorecendo o processo de osseointegração;
  • corrigir assimetrias da face, principalmente em pessoas que têm o músculo masseter hipertrofiado e com volume exagerado;
  • ajudar pacientes que sofrem com dores de cabeça persistentes causadas ou agravadas pelo músculo da mastigação.

Conheça as indicações e benefícios da toxina botulínica na Odontologia

Reações adversas e contraindicações

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento seguro e eficaz. A toxina gera poucos efeitos colaterais, sendo os principais a presença de hematoma na área da aplicação, dores de cabeça e um pequeno inchaço na região, que tendem a desaparecer em alguns dias.

Além disso, o uso da toxina na odontologia é totalmente reversível, pois a substância apenas age no organismo entre 4 e 6 meses (dependendo do organismo de cada paciente).

A aplicação da toxina botulínica está contraindicada às pacientes gestantes e lactantes, aos pacientes com hipersensibilidade (alergia) a toxina botulínica, a lactose e a albumina, e portadores de doenças neuromusculares e autoimunes.

Acesse aqui a Bula original de Botulim® (Toxina Botulínica) para mais detalhes e informações sobre contraindicações, efeitos colaterais e orientações sobre o uso do medicamento.

Consulte um cirurgião-dentista

A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por um cirurgião-dentista devidamente capacitado e com experiência na área. Somente ele poderá analisar o caso e definir o tratamento mais adequado com a toxina botulínica.

Se houver prescrição para uso de toxina botulínica, conte com a Sol Medicamentos Especiais. Aqui você encontra Botulim desenvolvido pela Farmacêutica Blau. Consultar preços.

>> Botulim 50U – frasco-ampola – pó liófilo injetável

>> Botulim 100U – frasco-ampola – pó liófilo injetável

>> Botulim 200U – frasco-ampola – pó liófilo injetável

Atendimento Sol Medicamentos Especiais | (11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | solmedicamentos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Maria Izabel Salatino de Bem Vidal – CRF-SP – 77673

Filial Espírito Santo
Avenida João Francisco Gonçalves, 100, Sala 12, CEP: 29111-300, Bairro Cobilandia, Cidade Vila Velha-ES
Responsavel técnico: Chiara Pavesi Mai Nunes - CRF-ES 1751