Menu fechado

Liraglutida no tratamento do diabetes e controle da obesidade

Liraglutida no tratamento do diabetes e controle da obesidade

Saxenda® e Victoza® apresentam o mesmo princípio ativo chamado liraglutida. A liraglutida é um análogo do hormônio GLP-1, ou seja, possui um composto ativo que imita o hormônio natural produzido pelo intestino.

Importante esclarecer que, os medicamentos Saxenda® e Victoza® possuem indicações e aprovações distintas fundamentadas em estudos clínicos:

  • Victoza® (liraglutida) foi aprovado em 2011 pela ANVISA para tratar diabetes mellitus tipo 2 quando somente a dieta e exercícios físicos já́ não conseguem controlar o nível de açúcar no sangue. Possui ajustes de doses para aplicações de até 1,8 mg. Qual o preço de Victoza?
  • Saxenda® (liraglutida) recebeu aprovação da ANVISA em 2016 como um adjuvante a uma dieta com redução calórica e aumento de atividade física para controle crônico de peso. Nesse caso, em adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30 Kg/m2 (obeso/muito acima do peso), ou maior que 27 Kg/m2 (sobrepeso) na presença de pelo menos uma doença associada (como diabetes, pressão arterial elevada ou níveis anormais de gorduras no sangue). Possui ajustes de dosagem para aplicações de até 3,0 mg. Quanto custa Saxenda?
Saxenda® e Victoza® apresentam o mesmo princípio ativo chamado liraglutida
Semelhante a uma caneta, o medicamento é injetável e deve ser aplicado uma vez por dia.

Como a liraglutida age no organismo?

O GLP-1 é um hormônio produzido pelo intestino, que promove a regulação do apetite e da glicemia. Quando a secreção do hormônio GLP-1 fisiológica encontra-se diminuída, a liraglutida, que imita o hormônio natural, pode ser indicada no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 e controle da obesidade.

A liraglutida promove a regulação do apetite gerando menor ingestão de alimentos e consequentemente redução do peso. Além de inibir a fome, ele retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade. A liraglutida também melhora o controle da glicemia, reduzindo a glicemia em jejum e pós-prandial de pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

Leia também: Ozempic® (semaglutida) nova opção no tratamento do diabetes tipo 2

Como toda medicação, a liraglutida tem efeitos colaterais, sendo náuseas, vômito, diarreia e constipação os mais relatados nas pesquisas clínicas. Para minimizar esses inconvenientes e consequentemente a desistência do tratamento, o medicamento começa a ser administrado na dosagem mais baixa (0,6 mg) e o paciente vai aumentando a quantidade progressivamente, conforme orientação médica, até chegar na dose recomendada.

Para mais informações e detalhes sobre cada medicamento, acesse aqui a bula do Victoza® e a bula do Saxenda®. Ambos são produzidos pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk e devem ser utilizados com prescrição médica.

Converse com seu endocrinologista

Não use medicamentos sem a orientação do seu médico. Somente o médico está apto para solicitar exames, analisar seu histórico, prescrever o tratamento e acompanhar o uso do medicamento.

Lembre-se! Qualquer tratamento para diabetes ou controle de peso deverá priorizar uma reestruturação no estilo de vida, que envolve reeducação alimentar e prática de atividades físicas. A medicação será complementar a essas mudanças.

Como adquirir a liraglutida?

Antes do primeiro uso, a liraglutida exige cuidados especiais de armazenagem e deve ser mantida no refrigerador entre 2°C a 8°C, longe do congelador. Por isso, é preciso que o estabelecimento tenha uma infraestrutura preparada para armazenar, transportar e manter intactas as propriedades desse tipo de medicamento.

Aqui na Sol Medicamentos Especiais, nós contamos com uma infraestrutura de alto padrão para monitorar todo o processo, desde a aquisição dos medicamentos junto aos laboratórios até a entrega final ao consumidor. Caso o médico prescreva liraglutida para o seu tratamento, conte com a Sol Medicamentos Especiais.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
solmedicamentos.com.br

As informações contidas têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnóstico ou para substituir as orientações do médico.

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016