Menu fechado

Semaglutida: nova opção no tratamento do diabetes tipo 2

Semaglutida Ozempic: nova opção no tratamento do diabetes tipo 2

Ozempic® no tratamento do diabetes mellitus tipo 2

Manter a glicemia dentro da meta, reduzir o peso corporal e diminuir as chances de infarto do miocárdio ou AVC. Esses são desafios que fazem parte da vida de aproximadamente 18,5 milhões de brasileiros com diabetes tipo 2. De fato, a chegada da semaglutida ao mercado representa uma grande novidade terapêutica no tratamento do diabetes mellitus tipo 2.

Desenvolvida pela farmacêutica Novo Nordisk e comercializada sob o nome de Ozempic®, a semaglutida é um análogo do peptídeo humano tipo glucagon-1 (GLP-1), de ação prolongada, que promete o controle nos níveis de glicemia associado a perda de peso. Sem dúvida, o principal atrativo desse medicamento para o paciente é a forma de uso. Ao contrário da liraglutida (Saxenda e Victoza), medicamentos da mesma classe farmacológica, que necessitam de aplicação diária, a semaglutida pode ser aplicada semanalmente por via subcutânea. Certamente, esse é um reforço de adesão e sucesso no tratamento da diabetes.

Saiba mais: Liraglutida no tratamento do diabetes e controle da obesidade

Semaglutida, um análogo do hormônio GLP-1

O GLP-1 é um hormônio produzido pelo intestino, liberado na presença de nutrientes (glicose) e que promove regulação do apetite e da glicemia. Estudos demonstraram que, no diabetes tipo 2, a secreção de GLP-1 fisiológica encontra-se diminuída, o que abriu espaço para o desenvolvimento dos hormônios sintéticos.

A semaglutida é um análogo de GLP-1, ou seja, possui uma estrutura química muito parecida com o hormônio natural. Além de inibir a fome, ela retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade. A semaglutida ajuda na modificação dos hábitos alimentares, reduzindo a preferência por alimentos ricos em gordura, controla a glicemia, melhora a liberação de insulina e tem benefício adicional de redução do risco cardiovascular. Certamente, são benefícios importantes na melhoria da qualidade de vida dos pacientes diabéticos.

O medicamento Ozempic® foi aprovado pela ANVISA em agosto de 2018, baseado no estudo SUSTAIN, um programa global de desenvolvimento clínico com mais de 12 mil pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Os resultados do Programa SUSTAIN mostraram que Ozempic® é um medicamento extremamente eficaz para o controle glicêmico, com benefício cardiovascular e de perda de peso. Além disso, mostrou-se uma medicação segura e bem tolerada pelos pacientes.

Leia também: Semaglutida: estudo mostra eficácia no tratamento da obesidade

Converse com seu endocrinologista

Atenção! Não utilize medicamentos sem orientação médica. Somente o médico está apto para analisar os possíveis benefícios, potenciais efeitos colaterais e decidir a melhor proposta terapêutica para cada paciente.

Consulte aqui a Bula original de Ozempic para mais detalhes e informações sobre contraindicações, efeitos colaterais e orientações sobre o uso do medicamento.

 

Consulte seu endocrinologista, e se houver prescrição médica para Ozempic (semaglutida), conte com a Sol Medicamentos Especiais. Somos uma empresa especializada na venda de medicamentos especiais, inclusive os relacionados a Endocrinologia.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575 | solmedicamentos.com.br

As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnóstico ou para substituir as orientações do médico.

1 comentário sobre “Semaglutida: nova opção no tratamento do diabetes tipo 2

Comentários estão fechados.

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016