Menu fechado

Implante hormonal: o que é?

Implante hormonal: o que é?

Um pequeno bastonete de hormônio

O implante hormonal, também conhecido como Implanon, é um método contraceptivo de longa duração, eficaz e altamente seguro. Trata-se de um pequeno bastonete com 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, semelhante ao tamanho de um palito de fósforo. O dispositivo é inserido sob a pele, e libera pequenas quantidades de um hormônio, o etonogestrel, que é um hormônio feminino sintético, semelhante à progesterona. Quanto custa o Implanon?

Como o implante hormonal impede a gravidez?

O componente ativo, etonogestrel, funciona de duas maneiras:

  • Impede que o óvulo seja liberado do ovário.
  • Altera a secreção do colo do útero, dificultando a entrada de espermatozoides no útero.

A quantidade de hormônio etonogestrel liberada no organismo é bem pequena, mas o suficiente para impedir a liberação dos óvulos.

Como resultado, Implanon® protege você da gravidez por um período de até três anos. Entretanto, se você estiver acima do peso, o médico irá orientá-la a substituir o implante em um prazo menor. Ao contrário das pílulas combinadas, Implanon pode ser usado por mulheres que não podem ou não querem usar estrogênios. Quando você usa Implanon, não precisa lembrar-se de administrar o anticoncepcional diariamente. Essa é uma das razões de Implanon® ser um anticoncepcional muito confiável (com eficácia superior a 99%).

Como o implante anticoncepcional é colocado?

A colocação do implante deve ser realizada em uma clínica especializada ou em consultório médico. O procedimento dura poucos minutos, é praticamente indolor e feito com anestesia local. Implanon NXT® é disponibilizado em um aplicador descartável. O aplicador permite que o médico insira o implante diretamente sob a pele de seu braço. O bastonete é inserido na face anterior do braço, geralmente acima da linha do cotovelo e abaixo da pele. O implante é invisível e não provoca incômodos. Pode ser removido a qualquer momento por meio de um procedimento simples, mas realizado por um profissional. Onde comprar Implanon?

Qual a validade de Implanon?

Sua validade é de 3 anos. Porém, caso a mulher queira engravidar antes, pode ser retirado a qualquer momento.

Período de adaptação ao implante hormonal

Após implantado, o período de adaptação pode durar de 3 a 6 meses. É provável que ocorra alguma irregularidade menstrual e escapes de sangue fora do período, mas são reações transitórias. A menstruação pode sofrer alterações e tornar-se ausente, irregular, não frequente, frequente, prolongada ou raramente intensa. O padrão de sangramento durante os três primeiros meses de uso de Implanon geralmente indica o seu futuro padrão de sangramento. As cólicas menstruais podem melhorar. O ideal é observar, acompanhar e informar seu ginecologista de qualquer situação diferente.

Vantagens do implante anticoncepcional

  • Altamente eficaz na prevenção da gravidez;
  • Reduz a tensão pré-menstrual e cólicas menstruais;
  • Contraceptivo de longa duração. Perfeito para quem esquece de tomar pílulas!
  • Reduz a menstruação, o que é ideal para mulheres que sofrem de fluxos intensos e desconfortos;
  • É uma alternativa para mulheres que não toleram anticoncepcionais a base de estrogênios;
  • Pode ser utilizado durante a amamentação.

Como o implante anticoncepcional é colocado?Desvantagens e possíveis efeitos colaterais

Assim como todo método contraceptivo hormonal, o implante anticoncepcional pode causar alguns efeitos adversos. Por isso, antes de escolher esse método, é essencial conversar com o seu ginecologista.

Além da irregularidade na menstruação, o implante hormonal pode apresentar alguns efeitos colaterais, como: aumento de peso, dor nas mamas, dores de cabeça, acne e alterações no humor. Sempre bom lembrar que o implante anticoncepcional não protege o organismo contra doenças sexualmente transmissíveis, sendo assim, use camisinha!

Converse com seu ginecologista sobre o implante hormonal. É indispensável consultar seu médico e conversar sobre os melhores métodos contraceptivos para as suas necessidades. Apesar de ser muito seguro e eficaz, isto não significa que ele é o melhor método para todas as mulheres.

Quanto custa e onde comprar Implanon?

Na Farmácia Sol Medicamentos Especiais você encontra anticonceptivos hormonais, inclusive o Implanon NXT 68mg. Acesse a Loja Virtual e adquira seu Implante Hormonal com segurança e agilidade.

Atendimento Sol Medicamentos Especiais
📞(11) 4133-1600 | (11) 94166-5575
🛒 solmedicamentos.com.br

 

Assuntos Relacionados:

Você sabia que existem diferentes formatos de DIUs de Cobre?

DIU de Cobre ou DIU Hormonal? Prós e Contras

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016