Menu fechado

Autoexame pode ajudar a detectar linfoma

O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável por defender o organismo de infecções. Há dois tipos de linfoma: Linfoma de Hodgkin e Linfoma Não Hodgkin. Eles se diferenciam pelos tipos de células encontradas e pelo comportamento biológico, além de terem respostas diferentes à terapia.

O linfoma surge quando certas células que moram no sistema linfático, e que deveriam nos proteger contra as bactérias, vírus, dentre outros perigos, se transformam em malignas, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático. As manifestações mais comuns da doença são o aumento de gânglios, popularmente conhecidos como ínguas ou caroços, no pescoço, nas axilas, na virilha e no tórax, de forma indolor. No entanto, sintomas como perda de peso, cansaço, febre, suor noturno, anemia e alterações na contagem de plaquetas também podem ser observados.

Quanto mais cedo o linfoma for diagnosticado, maiores são as chances de se livrar dele. Por isso, é importante fazer o autoexame frequentemente e, ao observar alguma anormalidade, procurar um médico para avaliar o quadro e indicar o tratamento – na maioria dos casos o paciente passa por quimioterapia, mas alguns também precisam realizar a radioterapia.

Não há uma causa definida para o surgimento de linfomas, na maior parte das vezes. De todo modo, alguns podem estar relacionados a fatores ambientais, como a exposição a produtos químicos. Pessoas com baixa imunidade, como portadores de HIV, também correm mais risco de desenvolver a doença. O linfoma pode ocorrer em qualquer faixa etária; porém é mais comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). Curiosamente, as pessoas com ascendência europeia desenvolvem esse tipo de tumor com maior frequência, portanto, devem estar atentas aos sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Adriana Lopes Duarte / CRF-SP 62138