Menu fechado

Câncer de Ovário: Sintomas, Tratamentos e Curiosidades

O câncer de ovário é considerado um “assassino silencioso”, isso por que, quando os sintomas aparecem, a doença já está em estágio avançado. Essa característica garante à doença um dos maiores índices de mortalidade entre as mulheres, reforçando a necessidade de atenção e cuidados.

Especialistas afirmam que, com a detecção precoce da doença, os números de pacientes curadas aumentam determinantemente. Como os sintomas só aparecem no estágio avançado da doença, detectá-la precocemente é um desafio. Por isso, é importante que as mulheres estejam cientes dos sintomas e testes relativos à doença.

Quais são os fatores de risco?

Alguns fatores aumentam o risco de a mulher desenvolver o câncer, são eles:

  • Idade: A maioria dos casos ocorre em mulheres acima dos 50 anos, quando chegam ou terminam o período da menopausa.
  • Antecedentes familiares: Grande parte dos casos de câncer de ovário ocorrem em mulheres com antecedentes de câncer de mama, cólon, útero ou ovário na família.

Como prevenir o câncer do ovário?

Não existem testes caseiros para detectar o câncer. Existem, no entanto, duas opções para reduzir os riscos, que são: Pílula anticoncepcional (pesquisas indicam uma redução do risco entre 30 e 60%) e a cirurgia preventiva de remoção dos ovários.

>> Farmácia Especializada em Medicamentos Oncológicos

Qual o tratamento?

A escolha do tratamento e os resultados para o paciente com câncer de ovário dependem do tipo e estágio do câncer. Sua idade, saúde, qualidade de vida e desejo de ter filhos também devem ser considerados.

Curiosidades sobre o câncer de ovário

Todas as mulheres correm risco

São diagnosticados, anualmente, cerca de 250 mil casos em todo o mundo, com aproximadamente 140 mil óbitos por ano. É a doença com uma das maiores taxas de óbitos, afetando igualmente mulheres em todos os países ao redor do mundo.

Reconhecer os sintomas pode ser determinante para o diagnóstico

Se uma mulher sentir com frequência alguns dos sintomas a seguir, consulte seu médico:

  • Aumento do volume abdominal ou inchaço contínuo (não é o inchaço casual)
  • Dificuldade de comer ou digerir
  • Dor abdominal ou pélvica
  • Necessidade urgente e frequente de urinar

Diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são maiores

Quando detectado na fase inicial, até 90% das mulheres tem possibilidade de sobreviver à doença. Por isso, mediante o aparecimento de qualquer um dos sintomas, a mulher deve se consultar com um ginecologista oncológico.

A maioria dos casos é diagnosticado em fase avançada

Por ser um câncer com sintomas discretos, o câncer de ovário é frequentemente diagnosticado em fases avançadas da doença, o que dificulta bastante o tratamento.

O teste do esfregaço cervical não funciona

O teste do esfregaço cervicovaginal, ou teste de Papanicolau, é um exame ginecológico realizado como prevenção do câncer de colo do útero. Ele não serve, no entanto, para detectar câncer de ovário.

Como adquirir medicamentos oncológicos?

Sabemos que o nosso trabalho tem impacto direto na vida de pacientes que estão em tratamento oncológico, por isso cuidamos de todos os detalhes para que você receba seus medicamentos em casa com segurança e agilidade.

Cuide do seu bem-estar e deixe que nós cuidamos de todos os detalhes para que você receba seu medicamento em casa com agilidade e segurança, sem atrasos, dentro do prazo combinado. Entregamos medicamentos oncológicos em todo o Brasil.

Somos uma farmácia especializada na venda de medicamentos especiais, inclusive os relacionados a Oncologia. Aqui você encontra medicamentos oncológicos de qualidade e confiança.

Farmácia Sol Medicamentos Especiais

Telefones (11) 4133-1600 | (11) 4208-6395 ou acesse aqui nosso WhatsApp (11) 94166-5575
Farmácia Online solmedicamentos.com.br

As informações têm caráter informativo e não devem ser usadas para autodiagnostico ou para substituir as orientações do médico.

 

Assuntos relacionados

Bula Granulokine: saiba para que serve este medicamento

Akynzeo no controle dos efeitos colaterais da quimioterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES E FARMACÊUTICOS LTDA / CNPJ: 21.367.184/0001-00 / IE 206.363.515.112
Rua Mario Quintana, 54, Conjunto A, Melville Empresarial I e II / Alphaville / Barueri-SP, CEP: 06485-350 – Telefone (11) 4133-1600
Farmacêutico Responsável: Dra. Renata Maria Tomé Paes - CRF-SP 20016